segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Cicloturismo, Blumenau até fronteira Brasil Argentina. Segundo Dia.

O segundo dia de viagem foi um dia complicado, pois segundo nossos dados seria um pedal, longo de uns 120km, pois alem dos quilometros já programados queriamos recuperar a distância deixada para trás no primeiro dia.

Assim saímos cedo de Rio do Sul, tentando chegar a Curitibanos.

Nossa primeira parada foi na Igreja Matriz de Rio do Sul, e em seguida na junção dos Rios Itajaí do Oeste e Itajaí do Norte, é neste local que nasce o Rio Itajaí Açu.


No Trajeto, encontramos ainda grande vestígios da EFSC, como o Armazém da EFSC, localizada logo atrás do hotel que ficamos hospedado o Hotel Ferrari.

As antigas construções da EFSC estão servindo para os mais diversos fins, o Armazém abriga a rede de Combate Feminina de Combate ao Cancer, a Estação de Rio do Sul abriga um Museu.

A estação de Mosquito parece ser usada como Residência.

Mosquito é uma localidade do Município de Agronômica, e foi nesta localidade que encontramos um dos primeiros prefeitos do Município o Senhor Curt Hedler, que nos contou histórias do passado da localidade e nos deu orientações sobre o trajeto a ser seguido.

Após mosquito entramos na Região de Trombudo Central, pequena cidade mas bonita, ali encontramos um parceiro de pedal, um senhor que em sua bicicleta nos acompanhou por até o centro da cidade.

Este Senhor trabalha fazendo serviço diversos como pedreiro e pintor. Ele nos falou que foi responsável pela reforma da Igreja da cidade.

Pegamos a estrada que nos levaria a Otacilio costa pelo interior, passando por Braço do Trombudo e a localidade de Serril.

Ai que ocorreu o primeiro erro as placas indicavam serril a 11Km e Otacilo costa há 31km, bem esta distância foi praticamente mais que duplicada, Otacilio Costa ficou muito mais de 60km. Quem tiver o mapa 4 rodas, notará que a estrada é quase reta passando por Serril dando 25 Km de Serril a Otacilio. Aconselho pegar o mapa desenhar voltas em s e colocar 50km.

O caminho passando por Serril é marcado por uma longa subida fazendo zig-zag, em estrada de cascalho, com ambos os lados cheio de plantação de pinheiros.

Serril parece que já foi uma localidade de passagem de tropeiros, há um hotel abandonado, e uma casa de comércio transformada em residência.

Após quilometros de pedalada, chegamos a Otacilio Costa, pelo meio da tarde, Decidimos continuar a viagem, pois havia luz do dia e era possível chegar a Curitibanos no começo da noite.

Para chegar a Curitibanos poderíamos pegar dois caminhos, através do interior passando por Ponte Alta ou pegando a SC 425. Acredito que neste ponto tivemos um erro de decisão, ou deveríamos ter procurado local para nos hospedar em Otacilio Costa ou pegar o caminho por via asfaltada, onde as bicicletas poderiam render mais.

Fomos pelo Interior estrada de cascalho, para piorar o meu joelho começou a doer. Chegamos a Ponte Alta já no começo da Noite, e sem local para nos hospedar, assim continuamos a viagem com meu joelho doendo, em ritmo extremamente lento até Curitibanos. Chegamos na Cidade a 1:30 da manhã. Nossa Previsão era de no máximo umas 9:30, mas por conta do meu joelho o tempo foi bem maior.

O ponto positivo é que nossas bicicletas estavam equipadas com sistema de reflexivos e luzes dianteiras e traseiras.

Armazem da EFSC em Rio do Sul

Igreja Rio do Sul.


Nasce o Itajái Açu.


Casa emxaimel Rio do Sul.


Estação Barra do Trombudo, Rio do Sul.


Estação Mosquito, hoje é uma Residência.


Sociedade Caça e Tiro Mosquito.

Senhor Curt, repassando o seu conhecimento.

Placa em Mosquito.

Companheiro de Viagem. Trombudo Central.

Igreja Luterana Trobundo Central

Casa enxaimel em Trombudo Central.
Placa do Governo entre os municípios de Trombudo Central e Braço do Trombudo.

Hotel em Serril

Lá embaixo é Serril



Campo de Araucárias coisa rara de ver nesta parte da viagem, pois os Pinheiros dominaram a região.













A viagem:
Km: 162km
Média: 12,4km/h
Velocidade máxima: 41,2Km/h

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Cicloturismo, Blumenau até fronteira Brasil Argentina.

Fiquei um tempo sem postar, pois estava me preparando para fazer uma viagem de cicloturismo de longo percurso, até a fronteira com a Argentina, próximo a cidade de Paraíso no Oeste Catarinense.

Esta viagem foi só de ida com mais de 700km, já que não foi em uma rota direta e sim passando por diversas cidades do interior catarinense. A volta foi realizada de ônibus, por causa da proximidade das festas de fim de ano, falta de tempo e pelo próprio cansaço já que foi a primeira experiência deste tipo realizada.

Na viagem que contaria inicialmente com 5 participantes, foram só o Jandir Haack (Edinho) e Eu. Durou entre dia 12/12/2009 há 22/12/2009.

Como foi nossa primeira viagem de longa duração houve acertos e erros, e com certeza muito aprendizado.

Assim estarei postando durante um tempo as imagens desta viagem.

Primeiro dia de viagem (12/12/2009):
Percurso: Entre Blumenau e Rio do Sul, passando por Indaial, Ascura, Apiúna, Ibirama (Subida) e Lontras. (Boa parte da viagem pelo interior).
Distancia: 114Km
Média: 11,9Km/h

Havíamos programado ir até Trombudo Central, mas devido a Chuva saímos com 2 horas de atraso, pegamos chuva forte em Apiúna que nos forçou a uma parada de uns 40 minutos e esta chuva dificultou a subida do morro que passa por trás da Usina de Salto Pilão, pois gerou pontos escorregadios.

Esta parte da viagem não houve grandes problemas, tirando a chuva que já foi comentado, a parte mais difícil é a do morro que começa na localidade de Subida e que passa por trás da Usina de Salto Pilão, é um morro que chega a 438metros do nível do mar, mas tem a vantagem de ser bem longo, tirando a parte logo após a chaminé montante da Usina, uns 50 metros, ela é uma subida bem leve.

Uma parte mais interessante é a do Warnow, uma região ainda com ar de interior, cheia de casas antigas, e restos da Antiga EFSC.

Os restos da antiga ferrovia nos acompanharam neste primeiro dia, era fácil notar seu antigo trajeto, pois não era difícil encontrar pontes, estações abandonadas ou reaproveitadas entre outros.




Saída Blumenau

Encoberto pelo mato uma pequena ponte metálica da EFSC

Casa antiga da EFSC, esta casa foi ocupada por ex-funcionários da EFSC quando da sua desativação, Infelizmente parece não haver do poder público projeto de preservação desta construção.


Igreja Luterana no Warnow


Igreja Católica Warnow, esta esta localizada no Interior.


A mesma Igreja em outro só que de frente.


Ponte no Warnow, não sei disser se era da EFSC ou não.


Coruja Buraqueira guardando a entrada da toca, havia pelo menos 3 filhotes.


Vista do Rio Itajai na BR470. Do morro ao fundo saem diversas cachoeiras.


Apiúna, nesta cidade pegamos um temporal e fomos forçados a parar uns 40 minutos.


Antiga ponte da EFSC, sendo utilizada como entrada de uma casa.


Ponte de Ferro Desativada.



Vista da comunidade de Subida de cima do morro.


Ponte em curva antes de Ibirama, vista de cima do Morro que passa por trás da Usina de Salto Pilão.


Lontras.


Estação da Tremtur em Bela Aliança, já anoitecendo. Este dia a Locomotiva não se encontrava no local, já que foi levada até a Usina de Salto Pilão, para a inauguração da Mesma.


Anoitecendo.


Rio do Sul.

















Os próximos dias da viagem irei colocar em Partes.
Todas as imagens foram produzidas por mim ou pelo Jandir Haack.

Nos Apoiaram nesta empreitada nos fornecendo ou emprestando materiais a FURB, Twins e a Hering.