domingo, 28 de agosto de 2011

Caminhada na Vila.

A 2ª Caminhada Ecológica na Vila foi marcada pela chuva. Não choveu durante o evento, mas as chuvas constantes dos últimos dias tornaram o percurso bem enlameado.

Por conta disto e por segurança tanto minha como do equipamento acabei tirando poucas fotos.

Mas pelo numero de participantes que notei no evento, considero que este foi um sucesso. Claramente havia menos participantes que o ano anterior, mas considerando as condições climáticas, o número de participantes foi acima da expectativas.







quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Programação da ABCiclovias para 2 de Setembro.

Prezados colegas ciclistas:

Este ano a ABC não participará do Desfile de Aniversário da Cidade, no entanto, faremos uma programação que contemple ciclistas além desfile:

- Dia 02/09 (sexta-feira) faremos uma caiacada pelo Rio Itajaí-açú a partir da pier do Clube Náutico América (Biergarten) com inicio às 09:00 horas. Então, quem tiver caiaque ou outro barquinho a remo e queira desfrutar de momentos diferenciados, é só comparecer. Também disponibilizaremos nossos caiaques para quem lá estiver. Colete salva-vidas obrigatório.

- à tarde faremos um pedal pelo centro da cidade, mais precisamente visitaremos o MUSEU DA HERING. O passeio terá início às 14 horas com saída da Praça Hercilio Luz (prefeitura velha) no Marco Zero. Após a visitação ao Museu da Hering tomaremos um café em alguma confeitaria da cidade.Passeio com numero limitado de participante, necessitando de inscrição prévia, pelo e-mail: wboos@ig.com.br.

- à noite, 19 horas, faremos um pedal até a Nova Russia (Paraíso do Miguel - Lula) para um jantar festivo. Para este passeio deverá ser feito reserva.

O encontro e saída será no Parque Ramiro Ruediger.

Conto com a colaboração de todos para divulgação da programação da ABC para o Aniversário da Cidade de Blumenau.

Maiores informações: 9991-5610 ou 3035-3297

Saudações cicloviárias, sempre !

Wilberto Boos
Sec.Exec. ABC

sábado, 20 de agosto de 2011

Indaial (Foto)

Fotos do evento Juventude em Ação que ocorreu em Indaial neste sábado 20/08/2011











Bicicleta Elétrica

Bicicleta elétrica ou E-Bike, já vi diversos vendedores  dizendo que não há proibição e que não é preciso qualquer habilitação quanto ao uso deste veículo. O que só pode ser desconhecimento da legislação  quanto a este.

Na verdade a resolução 315 do CONTRAN é clara, compara as e-bikes a ciclomotor, assim  remete a resolução  164 e 168  de ciclomotores, que exige  cadastramento e ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor).

Comparando as E-Bikes a Ciclomotores, estas estão sujeitas a apreensão  por não terem registro.

O problema é que estas não  tem uma marcação de chassis aos modos dos veículos automotores, condição minima para ter RENAVAN e registro.

RESOLUÇÃO Nº 315  DE 08 DE MAIO DE    2009


Estabelece a equiparação dos veículos ciclo-elétricos, aos ciclomotores e os equipamentos obrigatórios para 
condução nas vias públicas abertas à circulação. 

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e X, do art. 12, da Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, e conforme o Decreto n° 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação do Sistema Nacional de Trânsito; Considerando os permanentes e sucessivos avanços tecnológicos empregados na construção de veículos, bem como a utilização de novas fontes de energia e novas unidades motoras aplicadas de forma acessória em bicicletas, e em evolução ao conceito inicial de ciclomotor. 

Considerando o crescente uso de ciclo motorizado elétrico em condições que 
comprometem a segurança do trânsito, RESOLVE: 

Art. 1º Para os efeitos de equiparação ao ciclomotor, entende-se como cicloelétrico todo o veículo de duas ou três rodas, provido de motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 kw (quatro quilowatts) dotados ou não de pedais acionados pelo condutor, cujo peso máximo incluindo o condutor, passageiro e carga, não exceda a 140 kg (cento e quarenta quilogramas) e cuja velocidade máxima declarada pelo fabricante não ultrapasse a 50 km/h (cinqüenta quilômetros por hora) Parágrafo único. Inclui-se nesta definição de ciclo-elétrico a bicicleta dotada originalmente de motor elétrico, bem como aquela que tiver este dispositivo motriz agregado posteriormente à sua estrutura.  

Art. 2º Além de observar os limites de potência e velocidade previstos no artigo anterior, os fabricantes de ciclo-elétrico deverão dotar esses veículos dos seguintes equipamentos obrigatórios: 
1- Espelhos retrovisores, de ambos os lados; 
2- Farol dianteiro, de cor branca ou amarela; 
3- Lanterna, de cor vermelha, na parte traseira; 
4- Velocímetro; 
5- Buzina; 
6- Pneus que ofereçam condições mínimas de segurança.

Para Saber mais:

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Mais uma...

Já postei barbaridades e coisas erradas,  referente a calçadas e ciclofaixas, tanto no blog como enviando a terceiros. Mas cada vez mais estou achando que não é falta de conhecimento ou de vontade.

Eu já estou acreditando que é pura sacanagem mesmo, não é possível que a pessoa responsável pela  fiscalização da obra, meste de obra, entre outros não verem tantas coisas erradas.

Agora é na Beira Rio, ao invés de usarem o espaço entre o meio fio e a calçada como local para colocarem os postes da sinalização horizontal, como foi feito anteriormente. Estão colocando os postes do corredor de ônibus encima da ciclofaixa.


Como era antes, fora da ciclofaixa compartilhada e da calçada.

Como estão fazendo agora, encima da parte da ciclofaixa compartilhada. 

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Passeio Ciclístico SAMAE 45 Anos!



samae45anos.jpgO SAMAE de Blumenau comemorando os seus 45 anos estará realizando um grande passeio ciclístico no DOMINGO dia 14 de agosto, com o apoio da ABC.
Será um passeio em ritmo leve, acompanhando os pequenos e mais lentos, sem pressa.
Uma ótima oportunidade para trazer toda a família.
Venha pedalar e observar a cidade sob um ponto de vista mais humano e sustentável, o ponto de vista da bicicleta.
Na chegada haverá água para os participantes com o sorteio de bicicletas e brindes (mediante inscrição)  
EventoPasseio Ciclístico Aniversário SAMAE 45 Anos
DataDOMINGO, 14 de Agosto de 2011 
Hora da saída9 horas (concentração a partir das 8:00h). 
Local da saídaParque Ramiro Ruediger.
PercursoRua Humberto de Campos, Rua 7 de Setembro, Rua Paul Hering, Av. Beira Rio, Av. Martin Luther, Rua Henrich Hosang, Rua Clara Mantau, Rua Humberto de Campos, chegando ao Parque Ramiro Ruediger.

dsc00809.jpgSerá em ritmo de passeio, acompanhando o ciclista mais lento, sem pressa.

InscriçãoA INSCRIÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO NO SORTEIO DO PASSEIO SERÁ A DOAÇÃO DE UM SACO DE LIXO RECICLÁVEL!
Obrigatório bicicleta em bom estado e revisada

IMPORTANTE: a participação é espontânea e compete apenas guiar os participantes que estiverem atrás dos batedores (motociclistas do SETERB) e antes dos bombeiros ciclistas. Não haverá carro de apoio tipo oficina e cada participante é responsável pelo perfeito funcionamento de sua bicicleta.


Informações abaixo:


3331-8448



Saudações cicloviárias
Wilberto Boos


Obs: Pagina copiada do Site da ABC: www.abciclovias.com.br

Um Domingo no Morro Azul é em Agosto

Lá no alto, lazer e muita diversão estarão distribuídos em pontos estratégicos...


Um dos eventos mais esperados no município: “Um Domingo no Morro Azul”, que neste ano acontece no dia 21 de agosto, inicia com o passeio ciclístico e a tradicional caminhada, assistidos por profissionais de educação física, historiadores e com apoio de batedores da Polícia Militar e do Departamento Municipal de Trânsito - Demutran.

Lá no alto, lazer e muita diversão estarão distribuídos em pontos estratégicos. Na programação do Um Domingo no Morro Azul estão relacionadas, além da caminhada e do ciclismo, diversas outras atrações: corrida rústica Subida ao Morro Azul com premiação, exposição de animais, aeromodelismo, apresentação de mountain bike, voo livre, apresentações musicais e culturais, parque infantil, brinquedos infláveis e serviço completo de bar e cozinha com a venda dos tradicionais pastéis, do churrasco na tábua, e dos doces e das geléias da culinária local.

Um Domingo no Morro Azul é realizado pela Prefeitura de Timbó em parceria com o Instituto Ambiental Aracuã e com apoio de todas as Secretarias Municipais. O evento também tem a parceria dos Amigos do Pedal de Timbó, Sapo Verde Bike de Indaial,  Zoo de Pomerode, Instituto Rã-bugio e Projeto Bugio, Naturale´s Produtos Naturais, Polícia Militar Ambiental, SAMAE de Timbó, Timbó Clube de Voo Livre, Doutores da Alegria e do Grupo de Aeromodelismo do Sítio de Voo Butzke de Timbó, que fará demonstrações.

Segundo a assessoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Timbó, o dia 21 de agosto, escolhido para a realização do Um Domingo no Morro Azul, tem previsão de ser com muito sol, inclusive propício ao voo livre. Ainda segundo informações da assessoria, caso não haja condições de realizar o vento por causa da chuva, ele será transferido para o final de semana seguinte, dia 28.

O Morro
A estrada da localidade de Mulde Alta, que dá aceso ao Morro Azul - Parque Ecológico Freymund Germer -, transmite ao visitante um sentimento de integração com a natureza, de liberdade e rara beleza. No topo do Morro Azul, a contemplação da natureza, da fauna e da flora local – leva o visitante a uma conscientização mais profunda com relação à questão do meio ambiente.

Do centro do município de Timbó até o cume do Morro Azul são 18 km de rara e exuberante natureza. Lá em cima, no alto dos seus 758 metros, uma maravilhosa vista se apresenta diante de seus visitantes. São 36,6 hectares de expressiva cobertura vegetal. O local é muito freqüentado por praticantes de voo livre. No caminho, entre ruas sinuosas, as várias casas típicas e centenárias chamam a atenção, além dos exuberantes canteiros de  hortênsias. Trilhas ecológicas e áreas de camping espalhadas pelo Parque complementam os atrativos.

O Parque Freymund Germer, conhecido como Morro Azul, foi recentemente incluído no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), através do Projeto de Lei Complementar nº 402 do executivo, sancionado pelo prefeito Laércio Schuster Junior, após ser aprovado por unanimidade pelos vereadores.

A inclusão do Parque Morro Azul no SNUC tem o objetivo de preservar os ambientes naturais pertencentes ao Bioma da Mata Atlântica, o que possibilita a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, recreação em contato com a natureza e turismo ecológico.

Programação:


“Um Domingo no Morro Azul"
Dia 21 de agosto de 2011
Passeio ciclístico: Início às 8h 
Caminhada: Início às 8h15min
Apresentações musicais e culturais durante todo o dia
Serviço de bar e cozinha, churrasco e café.
Mais informações em: www.timbo.sc.gov.br

terça-feira, 9 de agosto de 2011

28/08 - 2ª Caminhada e pedalada ecológica na Vila Itoupava

Ano passado foi um sucesso a Caminhada Ecológica na Vila...

Fui e gostei muito da organização do evento. Inclusive fiz uma matéria  Caminhada na Vila. Este ano ocorre no dia 28 de agosto e as inscrições já estão abertas.



terça-feira, 2 de agosto de 2011

22 de setembro

Eu sou representante da ABCiclovias junto a comissão que debate as ações a serem realizadas na "Semana Nacional de Transito", que tem como um dos marcos o dia 22 de setembro, "Dia Sem Carro".

A logo deste ano será a mesma do ano passado, que alem do uso da bicicleta passa uma mensagem de sustentabilidade: