quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A Ciclovia Sumiu.

A Ciclovia Sumiu, foi assim que o Jornal do Santa fez a chamada para a retirada das marcações da ciclofaixa na José Reuter, na Velha Central.

Agora é ficar de olho para ver se a ciclofaixa vai se refeita. 3 dias de Sol, pelas monhas contas, já deu a tempo. E que sol!!


Segue reportagem:

Era uma vez uma ciclovia no Bairro da Velha

Retirada de tachões e pintura apagada expõem crianças e adultos ao perigo na Rua José Reuter

BLUMENAU - Ao longo de uma das principais vias do Bairro da Velha, restaram apenas resquícios de tachões e a pintura fraca no local onde antes havia uma ciclovia. Para os moradores da Rua José Reuter, se antes já era perigoso andar de bicicleta pelo local, agora ficou ainda mais. A retirada dos tachões que delimitavam o espaço dos ciclistas na via pegou de surpresa alguns e gerou indignação em outros. A prefeitura garante que a situação da rua é temporária.

A remoção dos tachões ocorreu há cerca de um mês. Para a moradora da rua e comerciante Ivone Zanella Bechi, a falta de sinalização compromete a segurança dos ciclistas, na grande maioria crianças:

– Sem faixa e sem as tartarugas, elas vão ainda mais para o meio da rua. E aqui é um perigo. Os motoristas não respeitam. De vez em quando escutamos uma cantada de pneu.

– Os carros passam em alta velocidade. Em frente à Escola Hercílio Deeke, a faixa de pedestre está apagada. Estão expondo os ciclistas e crianças à insegurança e ao risco de acidentes – complementa Francisco Werner, morador da Rua João Raulino, transversal da José Reuter.

Tachões serão substituídos e pintura, refeita

A discussão sobre a falta de sinalização e a ausência da ciclovia não se restringiu somente aos moradores da Velha. O assunto foi um dos temas discutidos na sessão da Câmara de Vereadores de quinta-feira. Quatro legisladores – Norma Dickmann (DEM), Jovino Cardoso Neto (DEM), Vânio Salm (PT) e Jorge Zimmermann (PMDB) – falaram sobre o caso na tribuna.

O secretário de Serviços Urbanos, Éder Lúcio Marchi, afirma que os tachões só foram retirados porque serão substituídos. A reforma da ciclovia vai contar também com a repintura da faixa. O serviço, feito por uma empresa terceirizada, foi adiado devido ao mau tempo das últimas semanas, que atrasou também a reforma das ciclovias em outras ruas.

– Fizemos a remoção dos tachões porque 90% deles estavam danificados. Vamos recolocá-los após a pintura. O problema é que a empresa precisa de três dias de sol ininterruptos para fazer o serviço. Com o tempo bom, a nossa previsão é que o trabalho na José Reuter possa ser concluído ainda nesta semana – explica Marchi.

Link Reportagem:

http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,186,2705915,13451

Nenhum comentário:

Postar um comentário