sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Cicloturismo, Blumenau até fronteira Brasil Argentina.

Fiquei um tempo sem postar, pois estava me preparando para fazer uma viagem de cicloturismo de longo percurso, até a fronteira com a Argentina, próximo a cidade de Paraíso no Oeste Catarinense.

Esta viagem foi só de ida com mais de 700km, já que não foi em uma rota direta e sim passando por diversas cidades do interior catarinense. A volta foi realizada de ônibus, por causa da proximidade das festas de fim de ano, falta de tempo e pelo próprio cansaço já que foi a primeira experiência deste tipo realizada.

Na viagem que contaria inicialmente com 5 participantes, foram só o Jandir Haack (Edinho) e Eu. Durou entre dia 12/12/2009 há 22/12/2009.

Como foi nossa primeira viagem de longa duração houve acertos e erros, e com certeza muito aprendizado.

Assim estarei postando durante um tempo as imagens desta viagem.

Primeiro dia de viagem (12/12/2009):
Percurso: Entre Blumenau e Rio do Sul, passando por Indaial, Ascura, Apiúna, Ibirama (Subida) e Lontras. (Boa parte da viagem pelo interior).
Distancia: 114Km
Média: 11,9Km/h

Havíamos programado ir até Trombudo Central, mas devido a Chuva saímos com 2 horas de atraso, pegamos chuva forte em Apiúna que nos forçou a uma parada de uns 40 minutos e esta chuva dificultou a subida do morro que passa por trás da Usina de Salto Pilão, pois gerou pontos escorregadios.

Esta parte da viagem não houve grandes problemas, tirando a chuva que já foi comentado, a parte mais difícil é a do morro que começa na localidade de Subida e que passa por trás da Usina de Salto Pilão, é um morro que chega a 438metros do nível do mar, mas tem a vantagem de ser bem longo, tirando a parte logo após a chaminé montante da Usina, uns 50 metros, ela é uma subida bem leve.

Uma parte mais interessante é a do Warnow, uma região ainda com ar de interior, cheia de casas antigas, e restos da Antiga EFSC.

Os restos da antiga ferrovia nos acompanharam neste primeiro dia, era fácil notar seu antigo trajeto, pois não era difícil encontrar pontes, estações abandonadas ou reaproveitadas entre outros.




Saída Blumenau

Encoberto pelo mato uma pequena ponte metálica da EFSC

Casa antiga da EFSC, esta casa foi ocupada por ex-funcionários da EFSC quando da sua desativação, Infelizmente parece não haver do poder público projeto de preservação desta construção.


Igreja Luterana no Warnow


Igreja Católica Warnow, esta esta localizada no Interior.


A mesma Igreja em outro só que de frente.


Ponte no Warnow, não sei disser se era da EFSC ou não.


Coruja Buraqueira guardando a entrada da toca, havia pelo menos 3 filhotes.


Vista do Rio Itajai na BR470. Do morro ao fundo saem diversas cachoeiras.


Apiúna, nesta cidade pegamos um temporal e fomos forçados a parar uns 40 minutos.


Antiga ponte da EFSC, sendo utilizada como entrada de uma casa.


Ponte de Ferro Desativada.



Vista da comunidade de Subida de cima do morro.


Ponte em curva antes de Ibirama, vista de cima do Morro que passa por trás da Usina de Salto Pilão.


Lontras.


Estação da Tremtur em Bela Aliança, já anoitecendo. Este dia a Locomotiva não se encontrava no local, já que foi levada até a Usina de Salto Pilão, para a inauguração da Mesma.


Anoitecendo.


Rio do Sul.

















Os próximos dias da viagem irei colocar em Partes.
Todas as imagens foram produzidas por mim ou pelo Jandir Haack.

Nos Apoiaram nesta empreitada nos fornecendo ou emprestando materiais a FURB, Twins e a Hering.

Nenhum comentário:

Postar um comentário