domingo, 17 de abril de 2011

Obras na pista, Ciclovias e Calçadas

Quando vejo obras em Blumenau, sempre acho que elas  querem passar a informação que o ser humano não vale nada, principalmente aquele que não esta dentro de um carro. Pois normalmente não se vê área de circulação protegidas para pedestres ou para ciclista, quando obras na pista ou na própria calçada.

O que vemos é o pedestre tendo que mudar de lado na via, pois  enfrente tem uma obra.  Muitas vezes o pedestre fica em um situação absurda pois a obra o deixa em situação de perigo.  como é o caso  que ocorreu na Martin Luther onde uma via de 3 faixas tendo obra em uma delas. A faixa de segurança próximo ao ponto estava isolada no meio do nada.

Outra é falta de placas de orientação, informando locais de travessia, ou da impossibilidade de trafego de pedestres.


Foto mostra a obra feita em fevereiro de 2011 na Martin Luther  onde a faixa de segurança ficou isolada no meio da obra. Isto sendo que há um ponto de ônibus movimentado nas proximidades.

Foto mostrando os detalhes

Obra da Beira Rio falta placas informando os pedestres da impossibilidade de usar a calçada do lado do rio. Colocaram cavaletes, mas não foi tomado as  medidas de  colocação de placas escritas informando os locais de ponto de ônibus, pontos de travessias e a impossibilidade do uso da calçada.


Dinamarca obra na calçada, foi criado uma área protegida e sinalizada para  pedestre e ciclistas. Fotos: http://www.copenhagenize.com/


A primeira coisa a fazer ao iniciar uma obra é a criação de áreas protegidas e bem sinalizadas  aos pedestres. Informando das alternativas seguras. Não apenas colocar cavaletes e cercas impedindo seu transito.

Cavaletes  e cones não substituem placas, são apenas um reforço ou uma medida de emergência. Placas não são feitas só para carros, ela tem que informar as outras modalidades de trânsito, quanto ao perigo e as alternativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário