quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mais ciclistas, mais turismo, mais dinheiro

Hoje no Site Nosso Mundo sustentável saiu um resumo da matéria "The grand tour: How bike tourism helps local economies" do site Grist.

Este assunto é uma coisa que estou me envolvendo, já que acredito que a nossa cidade tem um potencial enorme para o cicloturismo urbano, temos um centro condensado, com poucos quilometros entre uma ponta e outra, em uma área plana. O que falta a Blumenau é um verdadeiro projeto de valorização do ciclismo como forma de locomoção urbano e turístico.

O que for feito em beneficio ao cicloturismo será usado pela população e o que for feito em beneficio a população será usado em beneficio ao cicloturista e ao turista que quiser usar a bicicleta como forma de conhecer a cidade.

O resumo:
Mais ciclistas, mais turismo, mais dinheiro(link)

Bicicletas beneficiam economias locais

Cidades que protegem ciclistas, trilhas off-road, estradas em cenários bucólicos onde ciclistas pode pedalar com segurança não são apenas boas para pessoas que vivem nestes locais. Bicicletas atraem turismo, e turistas significam dinheiro para economias locais. O turismo é um dos setores mais importantes da economia, contribuindo com milhões de empregos e receitas de centenas de bilhões de dólares. Apenas no estado americano de Wisconsin, por exemplo, o turismo de bicicleta contribui com U$ 1,5 bilhão por ano na economia. 

O transporte por bicicleta pode não ser dominante nos EUA, mas pedalar recreacionalmente é. Mais pessoas compram mais bicicletas que carros todos os anos. Um dos exemplos de sucesso é um passeio anual de bicicleta realizado durante uma semana por ano no estado de Iowa. O passeio já tem 39 anos, e seus participantes vão deixando dinheiro pelo caminho, com hospedagem, alimentação e souvenirs. Há outro benefício - o de chamar atenção para os encantos do estado. 

Mas há muitas iniciativas individuais. Pegue sua bicicleta, uma mochila, uma barraca e saia por aí encontrando pessoas e apreciando a vista. Não custa quase nada. É um jeito de expandir seus horizontes e injetar dinheiro em pequenas empresas locais - em vez de deixar dinheiro nos postos de gasolina e hotéis de beira de estrada. 

Os benefícios do turismo com bicicleta não são apenas para comunidades rurais. Em Portland, que tem uma extensa rede de faixas para ciclistas, descobriu-se que 78% de seus visitantes disseram que a reputação de protetora de ciclistas foi parte importante da decisão de visitar a cidade. Conhecer uma cidade de bicicleta pode ser uma experiência completamente diferente. O turismo de bicicleta, quando encarado como política, quebra a dicotomia entre recreação e transporte. A criação de infraestrutura e novas regras criam ambientes mais saudáveis não só para visitar, mas também para se viver, comenta o Grist.

Nenhum comentário:

Postar um comentário