sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Bicicletário.

Blumenau carece de uma rede de ciclovias interligadas, que dê a possibilidade do ciclista poder se deslocar de um ponto da cidade ao outro em segurança. Um primeiro passo foi a ciclovia encima da calçada, solução que espero ser temporária. Este modelo de ciclovia não me agrada.

Mas uma rede de ciclovia cria outro problema, que é; Onde estacionar uma Bicicleta?

A solução lógica, Bicicletários.

Blumenau tem uma falta enorme de bicicletários, no centro da cidade os bicicletários públicos estão na Praça Dr. Blumenau, ao lado da escadaria da Catedral e na Praça Victor Konder. Todos este pequenos, com capacidade para menos de 1 dezena de bicicletas.


Bicicletário público ao lado da escadaria da catedral

O restante dos Bicicletários ou estão localizados fora do centro ou são particulares.

Os particulares são poucos, o maior deles, no Shopping cobra, pelo que já ouvi e li, R$3,00. Já mandei e-mail para este estabelecimento, mas até o momento, quase 2 meses, só retornaram uma mensagem automática.

Não é errado o estabelecimento cobrar um valor para dar segurança a uma bicicleta, mas desde que este valor seja condizente com o veiculo, uma bicicleta, destas vendidas em lojas não especializadas, inclusive por loja do shopping, custa umas 60 vezes menos que um carro popular e ocupa 8 vezes menos espaço.

O negócio é ficar arrumando poste, bancos, grades entre outros para amarrar a bicicleta.


Bicicleta amarrada a grade na frente do Shopping.


Biciccleta amarrada em poste, na 15 de Novembro.

Outro ponto a ser discutido é o modelo de bicicletário a ser usado.

Em Blumenau os bicicletários mais comum são aqueles formados por paraciclos em que a roda da bicicleta fica presa em uma cavidade, estes são formada por um bloco de cimento ou ferro. Este tipo têm inconvenientes, pois o peso da bicicleta fica colocado lateralmente sobre o aro e raios, podendo danificar estes. Para quem tem freio a disco é um problema, pois o disco pode bater na borda da cavidade. Alem de que este modelo não facilita a colocação de cadeados.


Um dos Bicicletários da FURB com paraciclos que podem danificar os aros das bicicletas.


Bicicletário da Rodoviária, também do modelo mais comum e não recomendado.

Um modelo é o pendurado pelo guidão da bicicleta. Este modelo havia no Angeloni mas é desagradável de ser usado, tanto para acomodar a bicicleta como para passar o cadeado.

Um terceiro modelo de bicicletário e que é o ideal, é formado por paraciclos onde se apóia o quadro da bicicleta e que possibilita colocar o cadeado diretamente no quadro sem o problema de ter que fazer malabarismos.

Este modelo pode ser de forma simples, como os utilizados pelo Banco do Brasil em Indaial e Timbó, ou estilizados, como um que tem no centro de Blumenau, perto da Zaz Color da 15.


Bicicletário Banco do Brasil, Indaial (foto Jandir Haack)


Paraciclo Zaz Color, na Rua 15 de Novembro


Bicicletário: local destinado ao estacionamento de bicicleta.

Paraciclo: é o suporte para bicicleta, que faz parte do bicicletário.


Para saber mais:

Transporte Ativo

Via Ciclo

2 comentários:

  1. Cara! tu deveria ir ver o que é o BICICLETÁRIO do campus 3 da furb!

    TIRA FOTO E POSTA AQUI!

    é "A vergonha"

    ResponderExcluir
  2. E ai colega, Estou montando meu blog aqui na Australia, sou de Blumenau e irei tentar postar algumas ideias de bicicletarios que possam servir de referencia para Blumenau.

    http://pedalnaveia100fim.blogspot.com/

    ResponderExcluir