terça-feira, 5 de abril de 2011

A ciclofaixa e o conto de fadas.

A ciclofaixa da Rua Antônio da Veiga, é uma piada. Esta semana no blog do Jaime Batista, foi mostrada fotos de um carro da administração pública estacionado encima desta ciclofaixa.

Ai em resposta algum agente de trânsito afirma que ali há as duas situações, ciclofaixa e estacionamento.

Se isto for verdade que jogue-se todos os manuais sobre construção de ciclofaixas e ciclovias, a cartilhas do Ministério das Cidade e o CTB no lixo.

Primeiro a largura mínima segura aconselhada para uma ciclofaixa  unidirecional na via é de 1,20mts o recomendado é 1,5mts. Se ali for uma ciclofaixa unidirecional esta regra já não é respeitada, mas com as duas placas de ciclovias, uma para cada lado, passa a idéia de que é bidirecional, ai a medida mínima recomendada 2,5mts.



Segundo não há nenhuma sinalização que ali seja estacionamento, nem a sinalização ali é compatível com outros locais que o estacionamento esteja no interior da ciclofaixa. Nos locais onde ocorre isto, a sinalização horizontal são duas faixas amarelas paralelas com uma distancia de uns 10cm entre elas e com diversas faixas mais estreitas na diagonal. Como fotos abaixo.




Ou parem com o faz de conta que ali é uma ciclofaixa e retire as duas placas de ciclofaixa, os tachões e a pintura vermelha. Ou parem com o faz de conta que ali seja um estacionamento permitido, e tirem os carros  estacionados irregularmente, seguindo o CTB.

Não há espaço seguro para a colocação de uma ciclofaixa e de um estacionamento. Estão esperando o que? O pior acontecer, para depois tomarem providencias? 

Links:

Jaime Batista:

Cartilha Ministério das Cidades:
Na pagina 90 é um dos lugares que fala que ciclofaixa de um único sentido o mínimo é 1,20mts, e o recomendado é 1,5mts.

Um comentário:

  1. Realmente deveria definir-se o que se quer para este local. Se e' uma ciclovia ou ambos e sinalizar apropriadamente. Eu gostaria que nao existissem carros ali, visto que mesmo com a distancia recomendada, sempre havera o risco do motorista abrir a porta e acertar o ciclista que esta passando.

    ResponderExcluir