domingo, 11 de março de 2012

Ciclovias Blumenau X Austrália

O Jean do Blog Pedal na Veia postou estes dias um Vídeo comparando rapidamente as áreas ciclávbeis de Blumenau com de duas localidades da Austrália.

As imagens foram gravadas em Janeiro, hoje algumas partes destas receberam a tal reurbanização, caso da Rua 7 de Setembro, mas tirando uns pequenos solavancos a coisa esta igual ou pior é só ver uma foto no final da matéria que irão entender.

No Youtube achei dois videos o que foi usado originalmente no Blog  pedal na Veia e um com som, então a escolha é obvia, vai  o com som:


Abaixo uma foto da calçada compartilhada da rua 7, e nesta foto não tem um dos telefones que fica na lateral deste, que colocaram após eu tirar esta foto semana passada....


É Claro que em muitas regiões de Blumenau não dá para fazer vias exclusivas para bicicletas, por problemas de infraestrutura, mas há muitos  lugares que se as autoridades quisessem fazer seria fácil... Mas em Blumenau o atual governo gosta de fazer as calçadas compartilhadas com um olhar técnico duvidoso. Governos anteriores gostavam de colocar tachão criando as ciclofaixas bidirecionais, pois fazer uma ciclovia com proteção alta poderia danificar os carros, que perdessem o controle. A integridade do carro é mais importante que dar um pouco mais de proteção aos ciclistas.

Obs: Não acredito que as ciclovias sejam 100%  seguras é só ver o que ocorreu esta semana no Rio de Janeiro, onde um carro passou sobre a proteção de uma ciclovia e acertou um ciclistas, imprudência no volante, mas com certeza é uma proteção maior do que um tachão, e que também evitaria o uso de ciclofaixas como local de estacionamento.

Obs 2: Em Blumenau os responsáveis pela infraestrutura de mobilidade, aqueles com um olhar técnico duvidoso, ao invés de procurar soluções já feitas e comprovadas  em determinadas soluções,  gostam de inventar suas próprias, fazendo projetos cicloviários não convidativos ao ciclista e muitas vezes até perigosos.

2 comentários:

  1. Voce disse tudo. E' certo que nao seria possivel fazer tal estrutura segregada em todas as ruas de Blumenau, assim como aqui tambem nao existe isso. Mas as principais vias de transito intenso, onde e' certo que as pessoas irao transitar de carro, a pe ou de bicicleta possue a estrutura especifica para isto. Acho que se os projetos fossem executados e planejados sem um olhar tecnico duvidoso ja seria um grande passo, porem, deveria ser feito mais que o basico para atrair muito mais pessoas a este tipo de transporte. Naquele video onde pedalo em Brisbane o australiano me conta um dado que eu tinha lido no census australiano, onde fala que quando a ciclovia e' implantada o numero de ciclistas aumenta em consideravelmente, cerca de 8 vezes.

    ResponderExcluir
  2. Estas ciclovias compartilhadas devem ser retiradas, é um absurdo querer misturar ciclistas com pedestres, não há espaço no centro de Blumenau. Concordo que precisa ciclovias, mas em outro lugar.

    ResponderExcluir