quinta-feira, 1 de março de 2012

Legalizem a bicicleta

Comentário de Evandro de Assis quanto ao uso dos corredores por ciclistas 29/02/2012 no Jornal de Santa Catarina


Legalizem a bicicleta (link)

Não tente ensinar a um ciclista sobre os riscos de pedalar nos corredores de ônibus de Blumenau. Acredite, ninguém melhor do que eles conhece os perigos da disputa de espaço com os gigantes do transporte coletivo. Até outro dia as bicicletas transitavam entre ônibus, carros, motos, caminhonetes, caminhões, furgões, pedestres, postes, buracos e todo tipo de obstáculo urbano imaginável. Perto disso aí, os corredores são uma bucólica estradinha.

Segundo estimativa do Consórcio Siga, passam pela Rua 7 de Setembro 800 ônibus por dia, mais ou menos um a cada dois minutos. Isso quer dizer que mesmo o corredor mais movimentado da cidade é infinitamente mais seguro que a selva do trânsito.

Embora não pedalem, as autoridades de trânsito do município estão cientes disso. Não é à toa que apenas não recomendam o uso das faixas de ônibus, em vez de proibirem. Que jeito? O sistema cicloviário de Blumenau existe, desde 2005, só nas palavras do secretário de Planejamento Walfredo Balistieri. É desanimador.

O Código de Trânsito não menciona o compartilhamento de faixas exclusivas entre bicicletas e coletivos, mas há experiências bem sucedidas mundo afora que poderiam ser copiadas para “legalizar” a situação dos ciclistas e humanizar nosso trânsito. Em Paris, ônibus, táxis e bicicletas dividem a mesma pista, numa relação baseada em civilidade. Em Londres, os condutores dos coletivos são treinados a conviver com a fragilidade das magrelas. A situação se repete em cidades norte-americanas e australianas. O Departamento de Trânsito de Chicago (EUA) chegou a publicar um vídeo na internet para explicar as regras de tráfego a motoristas profissionais e ciclistas.

Como se vê, não é uma ideia nova. Se megalópoles conseguiram, com um pouco de orientação e bom senso também podemos. Só não dá para fingir que bicicleta não existe. Ouço pessoas falando de topografia e de calor sem observar os bairros, onde o uso dos pedais é disseminado. As fotos do Santa de ontem, na Itoupava Norte, mostram trabalhadores e estudantes, de bolsa nas costas, debaixo de sol. Aquela gente não me parece estar a lazer, e, mesmo que estivesse, também tem direito a transitar com segurança.

Pedalar no corredor é contra lei, na calçada não pode e no trânsito não dá. Legalização da bicicleta já!

3 comentários:

  1. Vou começar a pedalar lá pelo fim de março em Blumenau de casa ao trabalho por motivo de mudança de endereço. Até então tenho ido ao trabalho a pé em um percurso de 4km, mas agora a distância vai mais que dobrar.
    O que me preocupa é justamente essa falta de segurança. Vou precisar conhecer aos poucos os melhores caminhos para diminuir os riscos de sofrer algum acidente.

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  2. Minha sugestao para voce pedalar em Blumenau:
    - Use vestimentas que destaquem sua presenca na rua/calcada;
    - Procure uma rota tranquila. Se nao for possivel, tente sair mais cedo de casa. As vezes 30 minutos fazem grande diferenca no transito.
    - Se for pedalar a noite, instale luzes na frente e atras.
    - Nao ande na contramao do trafego de veiculos.
    - Sinalize mudanca de pista ou entrada nas ruas com os bracos.

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  3. E use capacete, a diferença entre como a maioria dos motoristas se comporta ao ver um ciclistas com capacete e um sem é gritante....

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