sexta-feira, 4 de março de 2011

Ciclofaixa no Santa (2)

Uma segunda parte da reportagem portada mais cedo:

Link: http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,186,3228700,16621

Meta é interligar terminais de ônibus com 60 Km de ciclovia
O secretário de Planejamento Urbano de Blumenau, Walfredo Balistieri, admite que a conservação das ciclovias não está em dia. No caso da Rua Professor Hermann Lange, no Bairro Fidélis, onde os ciclistas precisam se contorcer entre a placa, o ponto de ônibus e o poste, para logo depois desviar do buraco, ele explica que a pintura do compartilhamento não está conforme o projeto, mas garante que será replanejado. No caso das calçadas, uma reunião que será feita entre as secretarias de Planejamento e Serviços Urbanos para definir se a prefeitura fará a manutenção ou a fiscalização cobrará dos moradores, que têm responsabilidade sobre as melhorias no passeio público.

– Tem outras situações que são mais difíceis de resolver, como o vandalismo. Na ciclovia da Rua República Argentina, por exemplo, as pessoas arrancaram o meio-fio para estacionar veículos ou ultrapassar – argumenta o secretário.

Balistieri afirma que, com a implantação dos corredores de ônibus, novas faixas compartilhadas serão implantadas na cidade. A ideia é, futuramente, interligar uma ciclovia entre os terminais Aterro, Proeb e Fonte. Com isso, a cidade chegará a 60 quilômetros de ciclovia interligada – hoje são 43 Km. O arquiteto urbanista e professor da Furb Christian Krambeck acredita que, para criar uma malha cicloviária realmente eficiente, falta o município consultar especialistas:

– As soluções, muitas vezes, não precisam de grandes investimentos. Temos condições de implantar lugares para bicicletas e um exemplo disso é a faixa compartilhada da Rua 7 de Setembro.

O presidente da ABC Ciclovias, Eldon Egon Jung, aponta os problemas em todos os bairros onde há ciclovia e ciclofaixa, mas afirma que a situação está bem melhor do que em épocas anteriores. Ele acredita que o compartilhamento nas calçadas foi aceito pelos pedestres e afirma que o espaço é mais seguro do que andar na pista dos carros, sem qualquer proteção.

– Apesar de não ser no ritmo que gostaríamos, as ciclovias estão sendo implantadas em Blumenau. Porém, estamos acompanhando todo este processo. Quando tem algo de errado, cobramos do poder público. Exemplo disso é o relatório que entregamos esta semana – explica Jung.

Um comentário:

  1. "Temos condições de implantar lugares para bicicletas e um exemplo disso é a faixa compartilhada da Rua 7 de Setembro."
    O melhor exemplo é após o shopping, em frente ao boliche não há nada informando essa faixa no chão ou em placas !

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