terça-feira, 15 de março de 2011

Japão

Antes de falar do Japão, tenho que fazer o meu relato de Novembro de 2008 e claro devemos guardar as devidas proporções e fatores diferenciais dos acontecimentos.

Quando ocorreu a catástrofe de 2008, com meus familiares e minha casa nada ocorreu, mas os acessos a qualquer serviço foram interrompidos, ficando totalmente isolado. Sem energia e água, por algum motivo o sistema telefônico continuou a funcionar durante todo o período.

Mas após a chuvas passarem as duas vias de acesso estavam interrompidas, só 2 semanas e meia depois um acesso precário e transitável de carro foi estabelecido.

Bom neste período a bicicleta se mostrou um veiculo totalmente adaptável ao cenário, pois não requeria combustível, coisa em falta nos primeiros dias, se preciso em áreas de difícil acesso podia ser carregado, pesa em média uns 15Kg e em área não atingidas mas isoladas para o uso do carro podia garantir a seu condutor uma velocidade média superior a 16Km/h.

Durante as 2 semanas e meias, conseguir me deslocar, ir ao mercado e ao trabalho, mesmo em um ambiente que limitava o uso do carro ou mesmo motos.  O tempo que eu demorava no deslocamento era um pouco superior ao que eu levo hoje. Pois tirando algumas pequenas partes do trajeto o restante era totalmente ciclável.

Agora vendo fotos do Japão, me vem a cabeça o nosso 2008, como disse anteriormente guardando as devidas proporções, mas em meio a destruição  japonesa, filas de carros indo a procura de combustível e da dificuldade de deslocamento de curtas e médias distancias, há alguns que optaram pela bicicleta como meio de transporte.

Assim selecionei algumas fotos  do uso da Bicicleta no  japão após o terremoto e a Tsunami:













Fotos  disponiveis em diversos sites da internet: Folha de São Paulo, Terra e G1 e de origens de diversas agencias internacionais, AP, AFP, Reuters e EFE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário