quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

5,5 Milhões.

Carro:

No ano passado foram comercializados 5,4 milhões de veículos automotores(carros, motos, caminhões e ônibus), alavancando boa parte da economia nacional, mas ao mesmo tempo inchando ainda mais a nossa já lotada malha viária, principalmente urbana.* Os dados são estimados levando em conta a produção e não a venda e registro dos veículos, ver comentário no final.

Aumentando também os gastos decorrentes do uso excessivo e irresponsável dos carros e motos.

Os 5,4 milhões de veículos automotores serão responsável pelo aumento de engarrafamentos, aceleração do desgaste de vias, aumento da poluição atmosférica, auditiva, espacial e visual.

Aumenta a arrecadação, mas ao mesmo tempo aumenta o gasto público, com obras de ampliação, melhorias e manutenção, com fiscalização e com a saúde.

Em Blumenau no ano de 2010 o trânsito deixou também um recorde, 61 pessoas mortas em vias municipais. Isto pode não estar relacionado diretamente ao aumento do carro, mas é interessante notar esta coincidência. Para mim a irresponsabilidade dos motoristas junto ao excesso de veículos, planejamento deficitário, falta de fiscalização e de punições eficientes são os responsáveis.

Engarrafamentos estão cada vez mais comuns na cidade, cruzar o centro de Blumenau dependendo do horário é uma aventura. Um exemplo é a viagem de ônibus Terminal Aterro X Terminal Garcia  que pode variar de 30minutos a 1hora e 20minutos durante o dia, mais que o dobro. Problema que deve ser amenizado com os corredores, mas não solucionado, já que ainda existiram pontos de estrangulamento para o Transporte Público como a Rua Amazonas e a Rua Santa Catarina.


Bicicleta:

Agora outro número de venda de veículos de 2010 e que não foi tão divulgado pela imprensa é o de bicicletas beirando os 5,5 milhões de unidade, muito similar ao de veículos automotores. E com perspectiva de crescimento de 7,5%. (Este número informado pela ABRACICLO). Segundo Antonio Miranda, Ex-presidente da UCB o número de bicicletas vendidas foi superior a 11milhões.

A favor da bicicleta estão seu baixo valor aquisitivo, sua baixa poluição, seu baixo impacto sobre a via em que trafega, a necessidade de uma infraestrutura de baixo custo, um meio saudável de locomoção tanto física como mentalmente, entre diversos outros motivos. Isto quer dizer diminuição dos custos do governo na área de infraestrutura e saúde liberando verbas para investimento público em outras áreas.

A bicicleta  sozinha não é a solução para o problema de trânsito e para os problemas por ele gerado em Blumenau e na maioria das cidades do país, mas com certeza é uma parte fundamental para a solução. Para isto necessita receber o tratamento adequado por parte das administrações públicas.

Estes números de venda* deveriam ser entendido pelos nossos governantes como um aviso de que está na hora deles pensarem não apenas em um modal de transportes como prioridade (Carro). E que há um mercado consumidor de 11 milhões de pessoas, que esta sendo deixado a margem dos investimento e que podem ser a resposta para muitos dos problemas das cidades.

Por que cidadãos recebem dos nossos administradores atenção tão diferente? Sendo que no final o beneficio mais lucrativo, social  e econômico, está com os que são deixados atualmente a  margem? 


*Segundo Antônio Miranda, estes números estão incorretos, pois os dados são estimados  na produção  já que a contagem  divulgada pelo DENATRAN de carros  registrados é apenas até julho de 2010, assim foi levado em conta o número de produção. Já as bicicletas só levaram em conta o número de produção dos Associados a ABRACICLO, sem contar as bicicletas montadas, que recebem peças de diversos fabricantes e que já superam o número de bicicletas produzidas completas por um único fabricante.


Segundo Miranda na frota de 2009 o DENATRAN computou o registro de 38,4 milhões de automóveis  e caminhonetes como 14,5 milhões de motos e  motonetas. A frota de Bicicletas é estimada em mais de 75milhões.


Toda a parte Grifada, foi incluída, com base nas informações recebidas.

Agradecimento a  Antônio Miranda pelas correções

ABRACICO: Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares.
UCB: União de Ciclistas do Brasil.

Fontes:

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