quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Bicicletas de Aluguel. (No Santa 2º Dia)

Hoje no Jornal de Santa Catarina, continuação das matérias sobre a desativação das Bicicletas de Aluguel:

Jornal de Santa Catarina: 26/01/2011 | Nº 12160

Cartas:


BICICLETAS (1)


Parabéns pela reportagem Bicicleta, só se for particular (Santa, 25 de janeiro). Sou natural de São Paulo, Capital, e mudei para cá em 2007, pela excelente qualidade de vida que tenho aqui. Porém, acompanho com muita apreensão o desenvolvimento do trânsito em Blumenau e vejo com muita tristeza o fim de uma iniciativa que poderia dar muito certo se o processo fosse simplificado e a infraestrutura adequada.

Elias Nascimento Júnior

Blumenau



BICICLETAS (2)


É uma pena o serviço de aluguel de bicicletas ter chegado ao fim. É algo tão promissor, sustentável, um sistema que os países desenvolvidos já adotam no dia a dia há tempos. Deveriam ser corrigidas as falhas, incentivado o uso, mas não ter abolido o serviço. É praticamente um retrocesso.

Thaís de Lima

Publicitária - Blumenau



BICICLETAS (3)


A previsão da indústria é de que em 2015 será atingida a produção de 5 milhões de veículos por ano no Brasil. Como resultado disso, as pessoas motorizadas assistirão de camarote, ou seja, no conforto do seu automóvel, mas paradas no mesmo lugar, o ônibus e a bicicleta seguirem ao seu destino. Pela força das circunstâncias, o futuro do automóvel não é nada promissor.

Edson Passold

Advogado - Blumenau



Aluguel de bicicletas será reformulado

Prefeito de Blumenau garante que o serviço voltará às ruas até o final de 2012
BLUMENAU - As bicicletas de aluguel vão voltar a circular pelas ruas da cidade até o final de 2012. A afirmação é do prefeito João Paulo Kleinübing. Segundo ele, a suspensão do sistema de locação, ocorrida sexta-feira, é temporária para reformulação. Em entrevista ao Santa, ontem, o prefeito garantiu que o serviço voltará a ser implantado após a conclusão das obras dos corredores de ônibus, da recuperação da calçada da Rua 7 de Setembro e da ampliação da malha cicloviária. As três obras estão previstas para serem finalizadas até dezembro do ano que vem. A ideia é interligar o transporte coletivo e as ciclovias e criar um cartão de mobilidade urbana que servirá tanto para andar de ônibus quanto para alugar as bicicletas.


O Consórcio Siga contratou a empresa pernambucana Serttel para disponibilizar bicicletas para aluguel em setembro de 2009. Quatro meses depois da implantação, a média de locação não chegava a quatro por dia. Semana passada, a empresa contratada, o Seterb e o Consórcio Siga avaliaram que a operação ficou inviabilizada pela baixa procura do serviço. A Serttel retirou as bicicletas das ruas sexta-feira. Ontem, pelo segundo dia seguido, a reportagem do Santa tentou contato com a direção da empresa, mas não obteve retorno para as ligações.



RAQUEL VIEIRA


“O sistema precisa ser interligado para dar certo”

João Paulo Kleinübing, prefeito de Blumenau

Um dos maiores entusiastas do serviço como alternativa ao trânsito urbano, o prefeito João Paulo Kleinübing reconhece que o projeto não prosperou. Atribui o insucesso à falta de interligação das ciclofaixas e ao processo burocrático necessário ao se obter os créditos para uso das bicicletas, que exige cartão de crédito e acesso à internet. Mas garante que a proposta não foi abandonada. A intenção é retomá-la até o final de 2012, passando a exigir apenas o Cartão Siga para retirar as bicicletas. Até lá, as ciclofaixas das principais ruas serão reformuladas com a implantação dos corredores de ônibus. A pretensão é interligar as ciclovias com os terminais da Proeb, Aterro, Fonte e Fortaleza. Com a integração, o usuário poderá optar por seguir um trecho de bicicleta e outro com ônibus, pagando apenas uma passagem.

Jornal de Santa Catarina - A desativação do sistema de aluguel de bicicletas não é um retrocesso ?


João Paulo Kleinübing - Na verdade, o serviço não foi desativado, está em reformulação. Ele não vinha tendo o uso que gostaríamos. O sistema cicloviário precisaria estar totalmente interligado, há a integração com os ônibus. O que faremos é preparar as ciclovias para terem ligações com os terminais, para a partir daí poder integrar a bicicleta ao sistema de transportes. A ideia é fazer o Cartão Siga liberar a bicicleta, sem cobrar nova tarifa.



Santa - Por que o serviço não deu certo?
Kleinübing - A falta de interligação das ciclovias é um deles. Além disso, temos que trabalhar com a facilitação da tecnologia para conseguir no próprio Cartão Siga a liberação da bicicleta. Aí ele seria o cartão de mobilidade e não apenas do ônibus. Sai do terminal e pega a bicicleta com o mesmo cartão.



Santa - Qual o planejamento para ampliar o sistema de ciclovias ?



Kleinübing - O serviço está sendo reformulado justamente para melhorar as ciclovias instaladas sobre as calçadas. Por isso digo, o projeto do corredor não é só para o ônibus, abrange o corredor, a calçada e a ciclovia. A licitação da calçada da Rua 7 de Setembro está em andamento, é por onde vai começar a implantação do sistema, e depois a calçada da Beira-Rio, que já está em obras. E não só Fonte, Proeb e Aterro, mas fazendo a ligação com o Terminal da Fortaleza. Haverá outras obras para alcançar esses terminais, para que de fato o sistema seja interligado e dê certo. A prioridade é fazer a interligação dos quatro terminais, para fazer sentido. E o prazo é conseguir concluir tudo isso até o final do ano que vem. (Colaborou Cristian Weiss)

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