sábado, 15 de janeiro de 2011

Uma questão cultural

Hoje no Jornal de Santa Catarina foram publicadas diversas matérias sobre o corredor de ônibus, que iniciará seu funcionamento neste domingo.

A entrada destes corredores é uma tentativa extremamente valida de tentar melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas, pois por muitos anos os carros foram os mais beneficiados por obras, que sempre tiveram na fluidez do trânsito de particulares sua principal meta.

Apesar da falta de respeito com pedestres e ciclistas nestas obras, pois o corredores vão começar a funcionar sem que calçadas e acessos cicloviários estejam prontos ou corretamente construídos.

Abaixo a opinião do Senhor André Gustavo Reis Fialho, que achei muito interessante e onde grifei partes que  merecem destaque:



Deverá ser um processo lento de mudança, acredito inevitável, que parte da população que atualmente utiliza automóveis para se deslocar passe a usar o transporte coletivo. Certamente, parte dos motoristas da cidade deve ter percebido que os congestionamentos vieram para ficar; cada vez mais carros e motos nas ruas que, por sua vez, não aumentam de tamanho, são as mesmas da década de 1980. Com os corredores de ônibus, o transporte coletivo se livrará pouco a pouco dos congestionamentos, reduzindo os tempos de viagem com o aumento da velocidade e, principalmente, melhorando a confiabilidade (horários) das linhas de ônibus.

Porém, o transporte coletivo sofre pela falta de incentivos e de subsídios para reduzir as tarifas, que trariam certamente um grande contingente de usuários de volta ao sistema, abandonando a perda de tempo e dinheiro que o transporte individual cada vez mais proporciona. No curto prazo, acredito que boa parte da população vá continuar usando automóveis, resistindo ao máximo, mesmo que perca horas no trânsito ou na busca de uma vaga de estacionamento (não há vagas para todos nas vias públicas). Continuarão perdendo tempo, paciência e dinheiro com combustível, estacionamento e manutenção do automóvel, até se convencerem que o status de rico não compensa no dia a dia.

É comum na América Latina encontrar pessoas que consideram o uso de transporte coletivo uma humilhação, é uma questão cultural. Também fica claro que o sistema de transporte tem que apresentar melhoras e expansão da oferta para conquistar este público, além de receber subsídios. Em resumo, acredito que a implantação dos corredores de ônibus irá beneficiar o transporte público e a cidade como um todo, sendo um primeiro passo para a melhoria da mobilidade na cidade de Blumenau.

ANDRÉ GUSTAVO REIS FIALHO|Consultor de Transporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário