sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Bicicletas na 7.

Como já havia falado o projeto do corredor de ônibus inclui um projeto cicloviário.

Abaixo algumas fotos de Hoje 14/01/2010 sobre alguns indicativos destes projeto:

Enfrente ao Shopping, falta rebaixar  o meio fio do outro lado da ciclofaixa, e seria mais interessante se este acesso tivesse algum meio de reduzir a velocidade dos carros.

Também Shopping, entrada lateral.

Entre o Shopping e a Loja Vopato, um dos problemas é que é continuação da anterior, mas fica do outro lado da ilha, com a entrada do túnel entre as duas travessia cicloviárias.

Cruzamento da Floriano Peixoto, tem um canteiro,  segundo um operário amanhã vão começar as obras do outro lado.

Há um desnível de uns 5 centímetros entre a calçada e a via, dificultando o acesso de ciclista e cadeirantes.

Boca de Lobo e desnível em ângulo, sinaleiro  e placas no caminho.

A mais correta que vi. Apesar que a rampa ser em um ângulo acentuado e ter um pequeno desnível.

Meio fio e um sinaleiro no caminho.

Como dá para ver pintaram  umas listas vermelhas, mas elas dão de cara com quinas em ângulo, meio fio, sinaleiros, placas e bocas de lobo.

Um comentário:

  1. Carlos,

    Achei a ideia muito legal, mas tenho ressalvas a realizar. Ou seja, tem travessia acabando em quinas de meio-fios, em bocas de lobo, bueiros etc. Isto não é bom.

    Por isto, a proposta somente deveria valer para travessia entre passeios compartilhados. Ou seja, onde a bicicleta cruza uma via tendo a travessia como origem um passeio compartilhado e terminando em outro do lado da via do tráfego geral.

    Porém, quando a travessia tem origem numa ciclofaixa sobre a calçada e destina-se a outra ciclofaixa do outro lado da via, terão de ser implantadas marcas rodocicloviárias, como reza o CTB. Não há o que inventar sobre isto.

    Vou aproveitar da pintura vermelha entremeada no zebrado na proposta no GT do DENATRAN, quando começarmos a montar as questões técnicas do novo manual. Provavelmente no mês de Março, mas apenas para travessias de vias do tráfego geral entre passeios compartilhados.

    Grande Abraço.
    Antonio Miranda

    ResponderExcluir