sábado, 1 de janeiro de 2011

Ano Novo em Itapema.

Primeira postagem de 2011 e vai ser sobre a virada do ano. Como muitos Blumenauenses estes ano fui passar a virada em uma praia a convite de uns amigos.

Assim fui para Itapema e lá dei umas voltinhas com a minha bicicleta dobrável que levei no porta malas do carro do meu amigo.

Minha dobrável enfrente ao mar.

Durante as voltas percebi um numero grande de bicicletas rodando pela região de Itapema nada muito organizado, não há ciclovias o ciclofaixas na parte central da cidade, mas há um grande número de paraciclos espalhados na frente das lojas, aparentemente todos eles colocados pelas lojas. Alguns deles com um grande fluxo de bicicletas, principalmente os localizados enfrente aos supermercados.

Uns dos muitos paraciclos espalhados pela cidade.

Também ouvi da reurbanização a orla da praia, quando ouvi isto imaginei as barbaridades já feitas em outras praias da região, uma estrada, com um calçadão cheio de quiosques encima, normalmente destruindo partes da praia para dar maior fluidez ao transito e locais para o estacionamento de carros.

A noite passei por uma pequena parte desta área reurbanizada e a primeira coisa que notei foi placas proibindo o acesso de carros, com exceções a alguns poucos, de prédios locais. Acredito que sejam prédios construídos anteriores a mudança.

Placa de proibido a passagem de carros e motos. no caso desta que tirei a foto é permitida a passagem apenas dos carros de um determinado prédio. Mais atrás há uma uma outra onde informa a lei e a multa para que desrespeitar. 


Nesta mudança foram feitas um calçadão e uma larga ciclovia. Como também foram instalados paraciclos bem sinalizados e de um modelo que gostei muito pois permite diversas formas de se prender a bicicleta.

Sinalização do Paraciclo

Paraciclo.

Não tive tempo de pesquisar assim não tenho como informar corretamente a extensão da ciclovia e  ter um parecer quanto ao seu uso. Mas quem sabe logo dou uma volta por lá para ter mais detalhe. Mesmo sabendo que a cidade vive dois momento distintos o de alta temporada e o de baixa temporada, que muda em muito o número populacional da cidade.

Mas fotos da mudança nas praias de Itapema colhidas no site skyscrapercity:

Nesta foto dá para ver a placa informando a localização do paraciclo que aparece ao fundo.

Ciclovia larga e sinalizada.

2 comentários:

  1. Sem dúvida Itapema está muito a frente da maioria das cidades do estado no que diz respeito à ciclovias.

    Quem passa por Meia Praia, por exemplo, tem a opção de pedalar a beira-mar ou na avenida principal, ambas dotadas de ciclo-faixa.

    Que sirva de exemplo ao Vale do Itajaí...

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a iniciativa da cidade, falta mais incentivo para a população usar a bike como meio de transporte...

    ResponderExcluir