sábado, 7 de novembro de 2009

Cicloturismo

Cicloturismo como o próprio nome diz é o turismo tendo como meio de transporte a bicicleta. Não deixa de ser um esporte, mas ao contrário de muitos outros, não exige velocidade e nem resistência acima dos limites, pois você pode ajustar aos seus limites.

Um passeio de cicloturismo pode durar algumas horas ou até anos, pode ser de apenas alguns ou até milhares de quilômetros.

Sekiji japonês dando a volta ao mundo e eu durante a feira da Amizade.
A bariga ai é pelo tempo de ócio.

Como já falei não exige velocidade, na verdade em minha opinião velocidade é o que menos importa no cicloturismo, pois o importante é curtir a viagem com tranqeüilidade. Em velocidade baixa você consegue notar detalhes que não viria com outros meios de transporte. Você pode parar e se aproximar mais, conversar com pessoas. Sempre se acha alguma coisa que chama a atenção.

Um ponto a ser levantado é que, como todos os esportes, o cicloturismo necessita de alguns cuidados como, planejamento, equipamento e medidas de segurança entre outros.
No planejamento é importante saber seus limites, assim uma viagem ou uma etapa de viagem tem que estar dentro deste limite. Se a viagem for de varios dias, deve-se saber com antecedência o caminho que irá percorrer, e se possível onde se hospedar ou acampar.
Em relação à segurança é importante usar equipamentos como capacete, luvas, piscas dianteiros e traseiros, material refletivo entre outros. Sempre que sair comunicar alguém o seu caminho. Também se possível não fazer uma viagem solitária.
A bicicleta a ser escolhida varia de pessoa para pessoa e o tipo de cicloturismo que pretende fazer. Um cicloturimo por estradas do interior o melhor é uma bicicleta com pneus largos. Outro ponto importante é a bicicleta esta em dia com as revisões. Se for fazer uma viagem longa, aconselho fazer uma revisão uma semana antes, para que você teste a bicicleta durante a semana e assim tenha tempo de sanar problemas que venham a aparecer.

Passeio pela Vila Itoupava, que falarei em outra oportunidade.

Itens que não podem faltar :
-água; levar uma quantidade boa, nem sempre se encontra água disponível, assim sempre que tiver oportunidade encha seus reservatórios de água.
-comida, este item depende muito se você vai ou não usufruir de restaurantes e outros estabelecimentos, mas sempre é bom ter umas barras de cereais e biscoitos para a viagem.
-Câmera de ar reserva, bomba de ar e alguma ferramentas para manutenção básica.
-Material de primeiro socorros; nada de muito avançado, mas uns band aid’s de diversos tamanhos, um anticéptico, uma faixa e algum micropore podem ajudar.
Na medida do possível tentarei colocar no Blog roteiros de Cicloturismo feito por mim e por colegas.


Para saber mais:
Site do cicluturista Sekiji, Japonês de Osaka dando a volta ao mundo de Bicicleta: http://www.sekiji.net/.
Clube de Cicloturismo do Brasil site com ótimas informações sobre cicloturismo: http://www.clubedecicloturismo.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário