Esta ciclofaixa se estende de ambos os lados da via, desde as proximidades do Terminal da Fonte até a proximidade com o semáfaro do Hotel Viena.
A colocação de uma área para ciclísticas sempre é um ponto positivo, e este não deixa de ser, em boa parte de seu trajeto posso considerar boa.
Mas tem barbaridades que não passam despercebidas. Há regiões de calçada compartilhadas, onde a ciclovia dá de cara com um meio fio mais alto, uma área sem calçada, ou mesmo com um poste. Além de haver nestas áreas compartilhadas placas orientando quanto a preferência de cada meio de locomoção, mas não há as demarcações indicadas.
Próximo ao semáfaro do Viena ainda mas na faixa sentido centro bairro, a ciclofaixa termina em uma espécie de mini ciclovia, cheia de entulhos, terra, mato e pedaços de construção.
Aqui achei interessante a ciclofaixa segue reto pro cima da marcação do ônibus, uma solução legal que exige um pouco de atenção do motorista do ônibus e do ciclista. Achei esta solução mais pratica que outras adotadas. No Lado direito há uma área de estacionamento. Uma proposta seria colocar esta área de estacionamento a esquedar e a ciclovia do lado direito, com uma pequena divisão fisica.
Esta é parte mais estranha que vi a marcação de ciclofaixa termina em uma parte de meio-fio elevada e em ângulo, e para piorar enfrente a um poste. Se parar para perceber há uma marcação de ciclofaixa compartilhada do outro lado do poste. E esta ocorre quase em frente ao do ponto onde a ciclofaixa compartilha espaço com o ônibus. Por que duas soluções diferentes para situações parecidas?
Mas detalhe do meio fio e do poste. Nesta foto dá para perceber que o ciclista tem que passar pelo lado do poste, encima do piso tátil.
Bueiro alem dele esta ali bem na ciclifaixa. A noite uma bicicleta pode, sem perceber este desnível em ângulo, perder o controle. Alem de que se notarem no lado direito do bueiro há uma venda grande suficiente para encaixar uma roda de bicicleta tipo speed. (Um exemplo as famosas Caloi 10).
Aqui há uma placa sinalizando que o piso vermelho é preferêncial há bicicletas e o preto ao pedestre. Mas cade o piso vermelho?
Que a prefeitura faça mais ciclofaixas e ciclovias, uma sujetão seria estender esta do Terminal Fonte até o final da Rua das Palmeiras, já pensando em uma futura interligação com a futura calçada compartilhada do começo da Beira Rio. Mas a execução destas obras tem que seguir um mínimo de coerência. Pois isto tem que ser um local seguro para o ciclista e não um local de bicicross.
Obs; Não gosto de calçadas compartilhadas, com exceção as que são previamente planejadas, com alargamento e com o uso de uma sinalização bem clara, coisa faltante na cidade. As ciclofaixas compartilhadas da Beira Rio, únicas planejadas, tem uma falta de sinalização, com umas 2 placas e sinalização no chão só nas extremidades.
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