quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Urbanidade perdida (No Santa)

Urbanidade perdida

www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,182,3469632,17858

Blumenau, que foi referência no Brasil pela elaboração de um Projeto Cicloviário, caminha a passos largos para o atraso. As ruas são somente para carros e o poder público absteve-se da obrigação do controle da velocidade. Hoje, veículos motorizados estacionam em qualquer espaço disponível. Calçadas e ciclofaixas viraram estacionamento e ponto final. Com o afastamento das pessoas das ruas, abre-se espaço para a marginalidade agir. E com a comemoração do Dia Mundial Na Cidade Sem Meu Carro em Blumenau reduzida a uma praça, nada temos a comemorar.

E isto diante do completo desmantelamento de grande parte das ciclofaixas e calçadas. Desprotegidas, reduzidas a um espaço inútil e esburacadas, com graves imperfeições, perceptíveis somente pelos que caminham ou pedalam. Só resta-nos aguardar que algum dia, quem sabe, surjam planejadores que de fato pensem em obras menores e baratas, mas de grande alcance social e democrático.

É com muita tristeza que lanço este desabafo. Após 15 anos de trabalho voluntário, vejo o Projeto Cicloviário de Blumenau (ser) deformado. Pior, o que é feito não obedece a a critérios técnicos ou práticos. Ou seja, é projetado, executado e fiscalizado por quem não pedala e nem caminha pela cidade. O resultado, nós, ciclistas e pedestres, conhecemos muito bem.

Pelas circunstâncias atuais, nós da Associação Blumenauense pró-Ciclovias abdicamos inclusive da participação no desfile de aniversário de Blumenau. Porém, faremos a nossa programação pelo carinho que temos pela cidade onde nascemos e moramos. Ao contrário daqueles de passagem que por aqui aterrissam para usurpar de créditos políticos.

Uma cidade somente será atrativa turisticamente quando seus habitantes sentirem-se prestigiados e livres para caminhar e pedalar. As ruas nada mais são do que a continuidade dos nossos quintais.

Minhas cordiais saudações cicloviárias, sempre. Por uma cidade mais feliz!

WILBERTO BOOS|Empresário

Um comentário:

  1. Este texto do Boos e' simplesmente um extrato da realidade. Infelizmente existe um abismo muito grande entre o que promete-se e o que na pratica e' executado em favor do ciclista e pedestre. Parabens e os pedais nao podem parar !!!!!!

    ResponderExcluir