terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Bicicletas no Corredor

Hoje o Jornal de Santa Catarina fez uma reportagem sobre o uso dos Corredores de Ônibus pelos ciclistas. Este caso se resume na verdade ao descaso quanto a uma politica de mobilidade que atenda os anseios de ciclistas e pedestres. Em uma pesquisa recente pelo mesmo grupo jornalistico, 75% da população gostaria de fazer algum tipo de deslocamento com Bicicletas. Não o fazem por conta da falta de segurança e de um projeto cicloviário descente.

Reportagem (link)

Sem alternativas adequadas, ciclistas se arriscam nos corredores de ônibus na região Norte de BlumenauSem calçada compartilhada ou via exclusiva, bicicletas andam na mesma pista dos ônibus.

ANDERSON SILVA | anderson.silva@santa.com.br

Espaço destinado exclusivamente aos coletivos urbanos, os corredores de ônibus viraram alternativas para os ciclistas em Blumenau. Acuados pelo movimento dos veículos nas outras faixas, eles aproveitam os intervalos em que não há circulação de ônibus para trafegar normalmente pela pista.

Mesmo correndo riscos, os ciclistas buscam uma opção diante da falta de um sistema cicloviário adequado, principalmente na região Norte da cidade. Dos seis pontos onde atualmente há corredores de ônibus instalados em Blumenau, as ruas 2 de Setembro, São Paulo e a Avenida Martin Luther ainda não têm espaço destinado à circulação dos usuários de bicicletas.

Segundo a legislação brasileira, as bicicletas não podem utilizar as calçadas, com exceção para trechos compartilhados, e em vias com pista exclusiva para um veículo, como o caso dos corredores, o ciclista deveria trafegar pela faixa da esquerda.

>> Veja como o ciclista deve trafegar em diferentes situações no trânsito <<

Segundo o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transporte de Blumenau (Seterb), nenhum acidente foi registrado nos corredores envolvendo ciclistas. No entanto, o presidente Sindicato dos Empregados das Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau e Gaspar (Sindetranscol), Ari Germer, afirma que os motoristas relatam com frequência casos em que precisam desviar de ciclistas ou até frear bruscamente para evitar a colisão.

Enquanto o restante das ruas onde há corredor de ônibus não recebem o sistema cicloviário, o Seterb conta com a compreensão dos ciclistas. Segundo o presidente da autarquia, Rudolf Clebsch, os ciclistas sempre circularam em meio aos veículos, mas a diferença dessa vez, segundo ele, é que nos corredores as bicicletas aparecem mais pelo menor movimento dos coletivos.

Os agentes de trânsito estão orientados a conversar com o ciclistas para que evitem o uso da faixa exclusiva aos ônibus.

Enquanto o sistema cicloviário não é concluído, o Sindetranscol e as entidades ligadas aos ciclistas buscam formas de conscientizar os usuários de bicicletas a evitar compartilhar o espaço com os ônibus. Segundo Germer, o assunto é tratado com frequência nas reuniões do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Contranblu), buscando alternativas para evitar acidentes.

Presidente da Associação Blumenauense Pró-Ciclovias, Thiago Duwe diz que no dia 10 de março a entidade fará uma reunião sobre o assunto. Na opinião pessoal de Duwe, os usuários de bicicleta poderiam usar a faixa exclusiva aos ônibus. Porém, como presidente da associação, ele acredita que os ciclistas devem buscar o máximo de segurança enquanto circulam.

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