domingo, 4 de outubro de 2009

Com vontade política dá.


Durante o Debate sobre Mobilidade Urbana que ocorreu na FURB (21 de setembro 2009), uma frase proferida pelo representante do Sindicato dos Motoristas de Ônibus, Ricardo Freitas, me chamou a atenção "Se houver vontade política consegue".

Deu para entender que o problema não é falta de estrutura ou de dinheiro e sim a falta de vontade de nossos políticos de mudar o statu quo.

Outra coisa proferida por ele, que chamou a atenção, é que nossa sociedade (Blumenau e vizinhança) adora dizer que é a Europa Brasileira, mas na hora de se falar em mobilidade urbana gostam de se espelhar no modelo individualista Estadunidense que dá privilégio aos carrões.



Imagem Debate Sobre Mobilidade Urbana, infelizmente poucos cidadões participam destes debates.
Assim escolhi um exemplo estadunidense para provar que com vontade política pode dar certo e você melhorar a vida dos cidadãos.

O vídeo a seguir é sobre New York City, entre os anos de 2005 e 2009, as imagens falam por si. Mesmo o vídeo sendo todo em Inglês dá para estender.


Video retirado do site: http://www.streetfilms.org/

Devo salientar que estas mudanças ainda estão em andamento, pois há partes de NYC onde as ciclovias ainda não são separadas fisicamente dos carros. E a cidade quer até o Final deste ano contar com 480Km de Ciclovias. Isto é vontade política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário