segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Cicloturismo, Blumenau até fronteira Brasil Argentina. Segundo Dia.

O segundo dia de viagem foi um dia complicado, pois segundo nossos dados seria um pedal, longo de uns 120km, pois alem dos quilometros já programados queriamos recuperar a distância deixada para trás no primeiro dia.

Assim saímos cedo de Rio do Sul, tentando chegar a Curitibanos.

Nossa primeira parada foi na Igreja Matriz de Rio do Sul, e em seguida na junção dos Rios Itajaí do Oeste e Itajaí do Norte, é neste local que nasce o Rio Itajaí Açu.


No Trajeto, encontramos ainda grande vestígios da EFSC, como o Armazém da EFSC, localizada logo atrás do hotel que ficamos hospedado o Hotel Ferrari.

As antigas construções da EFSC estão servindo para os mais diversos fins, o Armazém abriga a rede de Combate Feminina de Combate ao Cancer, a Estação de Rio do Sul abriga um Museu.

A estação de Mosquito parece ser usada como Residência.

Mosquito é uma localidade do Município de Agronômica, e foi nesta localidade que encontramos um dos primeiros prefeitos do Município o Senhor Curt Hedler, que nos contou histórias do passado da localidade e nos deu orientações sobre o trajeto a ser seguido.

Após mosquito entramos na Região de Trombudo Central, pequena cidade mas bonita, ali encontramos um parceiro de pedal, um senhor que em sua bicicleta nos acompanhou por até o centro da cidade.

Este Senhor trabalha fazendo serviço diversos como pedreiro e pintor. Ele nos falou que foi responsável pela reforma da Igreja da cidade.

Pegamos a estrada que nos levaria a Otacilio costa pelo interior, passando por Braço do Trombudo e a localidade de Serril.

Ai que ocorreu o primeiro erro as placas indicavam serril a 11Km e Otacilo costa há 31km, bem esta distância foi praticamente mais que duplicada, Otacilio Costa ficou muito mais de 60km. Quem tiver o mapa 4 rodas, notará que a estrada é quase reta passando por Serril dando 25 Km de Serril a Otacilio. Aconselho pegar o mapa desenhar voltas em s e colocar 50km.

O caminho passando por Serril é marcado por uma longa subida fazendo zig-zag, em estrada de cascalho, com ambos os lados cheio de plantação de pinheiros.

Serril parece que já foi uma localidade de passagem de tropeiros, há um hotel abandonado, e uma casa de comércio transformada em residência.

Após quilometros de pedalada, chegamos a Otacilio Costa, pelo meio da tarde, Decidimos continuar a viagem, pois havia luz do dia e era possível chegar a Curitibanos no começo da noite.

Para chegar a Curitibanos poderíamos pegar dois caminhos, através do interior passando por Ponte Alta ou pegando a SC 425. Acredito que neste ponto tivemos um erro de decisão, ou deveríamos ter procurado local para nos hospedar em Otacilio Costa ou pegar o caminho por via asfaltada, onde as bicicletas poderiam render mais.

Fomos pelo Interior estrada de cascalho, para piorar o meu joelho começou a doer. Chegamos a Ponte Alta já no começo da Noite, e sem local para nos hospedar, assim continuamos a viagem com meu joelho doendo, em ritmo extremamente lento até Curitibanos. Chegamos na Cidade a 1:30 da manhã. Nossa Previsão era de no máximo umas 9:30, mas por conta do meu joelho o tempo foi bem maior.

O ponto positivo é que nossas bicicletas estavam equipadas com sistema de reflexivos e luzes dianteiras e traseiras.

Armazem da EFSC em Rio do Sul

Igreja Rio do Sul.


Nasce o Itajái Açu.


Casa emxaimel Rio do Sul.


Estação Barra do Trombudo, Rio do Sul.


Estação Mosquito, hoje é uma Residência.


Sociedade Caça e Tiro Mosquito.

Senhor Curt, repassando o seu conhecimento.

Placa em Mosquito.

Companheiro de Viagem. Trombudo Central.

Igreja Luterana Trobundo Central

Casa enxaimel em Trombudo Central.
Placa do Governo entre os municípios de Trombudo Central e Braço do Trombudo.

Hotel em Serril

Lá embaixo é Serril



Campo de Araucárias coisa rara de ver nesta parte da viagem, pois os Pinheiros dominaram a região.













A viagem:
Km: 162km
Média: 12,4km/h
Velocidade máxima: 41,2Km/h

Nenhum comentário:

Postar um comentário