quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Um Domingo no Morro Azul é em Agosto

Lá no alto, lazer e muita diversão estarão distribuídos em pontos estratégicos...


Um dos eventos mais esperados no município: “Um Domingo no Morro Azul”, que neste ano acontece no dia 21 de agosto, inicia com o passeio ciclístico e a tradicional caminhada, assistidos por profissionais de educação física, historiadores e com apoio de batedores da Polícia Militar e do Departamento Municipal de Trânsito - Demutran.

Lá no alto, lazer e muita diversão estarão distribuídos em pontos estratégicos. Na programação do Um Domingo no Morro Azul estão relacionadas, além da caminhada e do ciclismo, diversas outras atrações: corrida rústica Subida ao Morro Azul com premiação, exposição de animais, aeromodelismo, apresentação de mountain bike, voo livre, apresentações musicais e culturais, parque infantil, brinquedos infláveis e serviço completo de bar e cozinha com a venda dos tradicionais pastéis, do churrasco na tábua, e dos doces e das geléias da culinária local.

Um Domingo no Morro Azul é realizado pela Prefeitura de Timbó em parceria com o Instituto Ambiental Aracuã e com apoio de todas as Secretarias Municipais. O evento também tem a parceria dos Amigos do Pedal de Timbó, Sapo Verde Bike de Indaial,  Zoo de Pomerode, Instituto Rã-bugio e Projeto Bugio, Naturale´s Produtos Naturais, Polícia Militar Ambiental, SAMAE de Timbó, Timbó Clube de Voo Livre, Doutores da Alegria e do Grupo de Aeromodelismo do Sítio de Voo Butzke de Timbó, que fará demonstrações.

Segundo a assessoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Timbó, o dia 21 de agosto, escolhido para a realização do Um Domingo no Morro Azul, tem previsão de ser com muito sol, inclusive propício ao voo livre. Ainda segundo informações da assessoria, caso não haja condições de realizar o vento por causa da chuva, ele será transferido para o final de semana seguinte, dia 28.

O Morro
A estrada da localidade de Mulde Alta, que dá aceso ao Morro Azul - Parque Ecológico Freymund Germer -, transmite ao visitante um sentimento de integração com a natureza, de liberdade e rara beleza. No topo do Morro Azul, a contemplação da natureza, da fauna e da flora local – leva o visitante a uma conscientização mais profunda com relação à questão do meio ambiente.

Do centro do município de Timbó até o cume do Morro Azul são 18 km de rara e exuberante natureza. Lá em cima, no alto dos seus 758 metros, uma maravilhosa vista se apresenta diante de seus visitantes. São 36,6 hectares de expressiva cobertura vegetal. O local é muito freqüentado por praticantes de voo livre. No caminho, entre ruas sinuosas, as várias casas típicas e centenárias chamam a atenção, além dos exuberantes canteiros de  hortênsias. Trilhas ecológicas e áreas de camping espalhadas pelo Parque complementam os atrativos.

O Parque Freymund Germer, conhecido como Morro Azul, foi recentemente incluído no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), através do Projeto de Lei Complementar nº 402 do executivo, sancionado pelo prefeito Laércio Schuster Junior, após ser aprovado por unanimidade pelos vereadores.

A inclusão do Parque Morro Azul no SNUC tem o objetivo de preservar os ambientes naturais pertencentes ao Bioma da Mata Atlântica, o que possibilita a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, recreação em contato com a natureza e turismo ecológico.

Programação:


“Um Domingo no Morro Azul"
Dia 21 de agosto de 2011
Passeio ciclístico: Início às 8h 
Caminhada: Início às 8h15min
Apresentações musicais e culturais durante todo o dia
Serviço de bar e cozinha, churrasco e café.
Mais informações em: www.timbo.sc.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário