Muito se fala da Holanda e principalmente Amsterdam, como país e cidade das bicicletas, mas na década de 1970 aquela comunidade teve que fazer uma escolha sobre o caminho que deveria seguir.
O Vídeo abaixo mostra um pouco das Mudanças na Holanda, segundo informações seria uma cidade a 80Km de Amsterdam com o nome de s-Hertogenbosch:
Pontos a serem visto no vídeo:
- restrições feitas aos carros, zonas free, diminuição do espaço e cobrança de estacionamento.
- incentivo ao uso de outros meios de locomoção na cidade, um exemplo é a área de estacionamento onde a pessoa deixa o carro em um estacionamento adquire uma passagem de ônibus, pagando uma taxa diária inferior ao de deixar o carro 1 hora estacionado na cidade.
-aumento do espaço para as pessoas e para bicicletas.
-investimento em transporte público de qualidade.
E pensar que na década de 1970, enquanto na Holanda começaram a pensar em diminuir os carros nas cidades, Blumenau findava a sua ferrovia, e graças a nossos não tão bons administradores, optava pelo meio de transporte rodoviário. Nas décadas de 1960 e 70 a cultura do automóvel começa seu domínio no Brasil.
Hoje Blumenau tem um dos maiores índices de carro por habitantes do país, esbarramos em uma desumanização da cidade, onde a retirada de uma vaga de estacionamento é mais polemica e importante que a qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário