quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Redutor de Velocidade?

O Rio de Janeiro este ano inovou criando mais 9 zonas de 30Km/h, com a já existente em Copacabana, já são 10. Há estudos no sentido de ampliar ainda mais este número de zonas de baixa velocidade.

Enquanto isto o Estado de Santa Catarina, para beneficiar os motoristas que não entendem a sinalização, coisa obrigatória para quem possui a Carteira Nacional de Habilitação, padroniza-se os Redutores de Velocidade em 50Km/h nas rodovias estaduais e perímetros urbanos.

Outra vez estamos indo contra a maré, enquanto Rio de Janeiro e São Paulo, diminuem a velocidade para diminuir o número de vitimas no trânsito, Blumenau e SC estão aumentando a velocidade enfrente a colégios, hospitais, zonas residenciais e zonas de segurança.

Um exemplo disto é a Rua Amazonas, onde enfrente a curva da Souza Cruz a velocidade é de 40Km/h e a uns 100 metros depois, enfrente a um colégio, a velocidade em um redutor de velocidade é de 50Km/h. Redutor ou aumentador de velocidade?

Placa de 40Km/h enfrente a Fabrica da Souza Cruz. (link imagem maior)
100 metros depois, pode acelerar, 50km/h enfrete ao Colégio Santos Dumont (Link imagem maior)


Ao invés de nossos deputados pensarem em aumentar a velocidade. Não deveriam pensar em dar mais autonomia aos técnicos de segurança e engenheiros de trânsito, sobre a velocidade permitida e segura?

Querer padronizar a velocidade é um crime, nem posso chamar de irresponsabilidade. A velocidade em uma reta da SC470, não pode ser comparada a uma rua movimentada no perímetro urbano, como a Amazonas enfrente a um colégio.

E não podemos esquecer que esta lei estadual absurda, foi copiada de uma lei absurda anterior de Blumenau. Lei Ordinária nº  6154/2003.

A ignorância dos motoristas em entender sinalização, não pode ser a desculpa para padronizar a velocidade, sem observar localidade e condições da pista.

Links Interessantes:
Matéria sobre a padronização da velocidade no estado no ADJORI 
Zona de 30Km no Rio de Janeiro no Transporte Ativo 1 e Transporte Ativo 2.
Redução de velocidade em São Paulo no  G1

Um comentário:

  1. Que loucura isso né Carlos?
    Eles se preocuparam com a segurança dos motoristas pois uma curva perigosa para velociadade de 50 km... rsrs Ficou bem claro que o que importa é só a segurança do motorista, o que tem emvolta nem importa...

    ResponderExcluir