terça-feira, 14 de junho de 2011

Luto

Mas uma vez o trânsito selvagem, voltado para uma política automobilística, fez um ciclista sua vitima.

A única diferença entre estes e centenas de ciclistas atropelados, vitimas de uma política de mobilidade absurda, é a posição social, presidente do conselho administrativo de uma grande empresa.

Os maiores culpados do que esta ocorrendo em nossas vias são os administradores públicos, que não investem em educação no trânsito, que não investem em punições exemplares e que não investem em políticas de mobilidade.

Vemos políticas de mobilidade sendo arrotadas por politiqueiros de plantão. Que na hora de executar obras,  de realizarem campanhas educativas e punitivas, voltam a velha política de garantir o fluxo de carros e o privilégio deste sobre os demais.

Vemos em Blumenau um exemplo disto, sinaleiros para pedestres de 5 e 9 segundos, calçadas compartilhadas onde o fluxo de pedestres é enorme, obras mal executadas, vias reubanizadas sem sistema cicloviário e calçadas.

Minhas condolências a família e aos amigos de Antônio Bertolucci, como a de todos os ciclistas e pedestres vitimas de uma política de trânsito e transporte voltado ao individualismo automotor e não a coletividade.

Um comentário:

  1. Pura verdade, pouco se faz em favor da seguranca de pedestres e ciclistas. Alem de nao existir a estrutura adequada, nao existe a educacao no transito, o que e' pior!! Infelizmente o Sr. Antonio em muito breve vai virar estatistica. Mas continuamos aqui, com nossos blogs, twitter's e com nossas bicicletas...para fazer barulho, mostrar o que ha de bom e pedalar por ai !!!!!!!!!

    ResponderExcluir