sábado, 11 de junho de 2011

Qualquer semelhança.

Com obras realizadas em Blumenau seria espantoso...

Quando passo por uma obra nesta cidade sempre me pergunto; Por que não fazem forças de trabalho especificas e que completem o serviço da anterior? Assim minimizando o tempo de serviço e de entrega da obra. Diminuindo o máximo possível o impacto  negativo sobre a população.

Um exemplo é a pintura dos corredores de ônibus que entre seu termino e sua entrega final demoram 3 ou 4 semanas. Por que temos que trafegar durante 1 ou 2 semanas por uma via sem sinalização horizontal? Isto por que nem estou levantando a questão de acessos cicláveis, pois ai devemos somar meses. Rua 7 de Setembro e Av. Martin Luther 

Outro exemplo é o Viaduto do final da Via Expressa. Por que, enquanto um grupo de funcionários fazem o viaduto, outro grupo não esta fazendo as alças de acesso?  Vão fazer todo o Viaduto primeiro para depois as Alças?

O vídeo abaixo mostra bem como deveria ser uma obra em uma zona urbana e principalmente respeitando o nosso Plano Diretor que fala em preferência ao Pedestre e ao Ciclista.

Primeira coisa é a ciclovia, depois os acessos aos serviços subterrâneos são colocados no nível da estrada durante a execução da obra e é entregue com toda a sinalização.

Quer dizer foi fechada só uma vez para fazer todo o serviço o mais rápido possível.



Nem comparação com serviços de uma empresa de saneamento de nossa cidade. Que abre um buraco e deixa o serviço de manutenção para meses depois. Ou como muitas obras entregues pela metade.

Obs: Notar o cuidado durante as obras, com o respeito as medidas da ciclovia, há sempre um funcionário com uma especie de régua.

Obs 2. Segundo o blog http://hembrow.blogspot.com/ esta obra foi feita em 2 semanas sendo 2 semanas para a raspagem do asfalto antigo, que já colocaria inveja em muitas estradas blumenauenses, e um final de semana para a colocação do novo. A rua foi aberta da Segunda feira já pronta. Abaixo um segundo Vídeo mostrando esta rua antes e depois:


Obs 3: Esta obra foi na cidade de s-Hertogenbosch, na Holanda.  Eu já havia postado sobre esta cidade, em um vídeo que fala sobre a escolha da cidade na década de 1970 sobre o como seria seu futuro em relação ao trânsito da cidade.

Obs 4: Esta mesma rua apresentada em 5 ou 10 anos deve passar por mais uma modificação. Aumento da área ciclável, diminuição ainda maior do espaço do carro e criação de uma zona de baixa velocidade, cerca de 30Km/h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário