Na Seção carta do Jornal de Santa Catarina, sai uma série de opiniões relacionadas e sobre o projeto Blumenau 2050.
Como há duas correntes em discussões uma sobre a construção de prédios e outra sobre trânsito, mesmo que a primeira influa na segunda e visse versa, me aterei as discussões sobre trânsito. Para que quiser ver o link da seções colocarei no final.
Para entender o que iniciou a discussão foi uma carta no Jornal dos dias 18 e 19:
BLUMENAU 2050
Muito se fala do Projeto Blumenau 2050. Fechar ruas, tirar rotatórias, mudança no sentido de vias etc. O que realmente precisamos para um futuro ousado é construir viadutos, pontes, novas ruas e avenidas. Se não fizerem isso, do jeito que estão planejando, não chegaremos ao tal Projeto 2050. Sem contar que as ruas estão um verdadeiro queijo suíço e nem calçadas decentes para pedestres temos para caminhar com segurança.
José Mauri
Digitador - Blumenau
__________________________________________
No dia 20 saiu como Trânsito a seguinte resposta:
TRÂNSITO
Quais os exemplos de ousadia que Blumenau deveria seguir? São Paulo, com pontes e viadutos e muitas avenidas, onde existem os maiores congestionamentos do Brasil, além dos piores índices de qualidade do ar do mundo? Ou exemplos de muitas cidades pelo mundo que optaram por políticas que valorizam o cidadão, refletindo em qualidade de vida.
Jandir Rogério Haack
Estudante - Blumenau
________________________________________
E no dia de hoje 21 saiu uma como trânsito que pegou uma palhinha da discussão sobre o acesso de Bombinhas com o modo de vida dependente do carro do blumenauense e outra como Blumenau 2050 falando sobre trânsito e cidade mais democrática:
TRÂNSITO
Pede-se pontes, túneis e viadutos em Blumenau e o segundo acesso em Bombinhas, obras que transferem o congestionamento para outro ponto. Não se observa que a causa do problema é sermos reféns do carro até para ir à padaria da esquina. Calçadas e ciclovias não existem para trajetos curtos e ruas são projetadas apenas para carros. Onde iremos parar?
Fabrício José Barbosa
Arquiteto - Blumenau
BLUMENAU 2050 (2)
O Projeto Blumenau 2050 deve ser revisto periodicamente, pois a realidade de 2050 pode não vir a ser esta vislumbrada pelos projetistas de hoje. Quanto à sugestão do leitor José Mauri (Santa, 18 e 19 de dezembro), a construção de pontes, viadutos e congêneres não melhora de fato o trânsito. Caso contrário, São Paulo seria um primor em mobilidade urbana. Deve-se ter cuidado em não desfigurar e a cidade em que vivemos, e sim aprender a conviver com o espaço existente, utilizando-se o veículo particular quando necessário. Os investimentos devem priorizar transporte coletivo, calçadas e ciclovias. Essa é a realidade de uma cidade que pretende ser democrática e viável.
Wilberto Boos
Presidente da ABC Ciclovias
________________________________________
Infelizmente para a maioria das pessoas o problemas relacionados com a cidade se resolve com obras imensas que desvirtuam a própria existência de um local como cidade. Cidade deve ser um lugar para se viver em comunidade e não apenas um lugar de passagem de carro.
Link's:
Jornal do Santa dias 18 e 19.
Jornal do Santa dia 20.
Jornal do Santa dia 21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário