sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Garrafas e Lixo.

O Código de Trânsito Brasileiro nos diz que bicicleta, quando em via não provida de ciclofaixa, ciclovia, deve seguir o fluxo do trânsito nas bordas da pista de rolamento.

Mas quem anda de bicicleta sabe que não é fácil andar da borda da pista de rolamento, neste local é onde normalmente tem imperfeições no calçamento, as bocas de lobos são um perigo ao ciclista, já que seus chanfros são normalmente  grandes e  mal projetados, além de que é nesta região que se acumula todo o lixo e areia presente na via.

Mas entre todos os lixos o que está cada vez mais presente são as garrafas de vidro quebradas. Um amigo tem a teoria de que isto se deve a proibição de consumo de bebidas alcoólicas em postos de gasolina, assim os bebuns e mal-educados consomem a bebida no interior do veículo em movimento e para se desfazer da prova contra o seu crime jogam a garrafa nas laterais da via, que com o impacto se quebra.

Este ato além de ser uma falta de educação e desrespeito  é um perigo aos ciclistas e pedestres que podem se cortar com estes pedaços de garrafas. O ciclista também pode ter o pneu da bicicleta furado ou rasgado por estes objetos.  

Garrafas, lixo e areia depositada na borda da via.

Resto de garrafa quebrado na lateral da via.

Esta imagem é de uma ciclofaixa, mas resume bem os problemas das bordas das pistas de rolamento, os chanfros da boca de lobo é em paralelo com a via e há deformidade no piso.  


2 comentários:

  1. Pois é, tenho sofrido muito com esses cacos de vidro, das muitas vezes que furei pneu, quase todas foram pelos cacos de vidros provenientes da falta de respeito de uma parte da população que insiste jogar toda sorte de "lixo"nas ruas.
    Mais dois exemplos:
    http://danielbiologo.wordpress.com/2010/10/10/pedal-de-retorno/
    http://danielbiologo.wordpress.com/2010/09/17/desafio-intermodal-floripa-2010/

    ResponderExcluir