terça-feira, 8 de março de 2011

A propaganda "Eco-Automobilística"

Carro atualmente, querendo ou não, é o principal vilão dos problemas ambientais. Nos anos 80 e 90, século passado, era a indústria em geral, só que de lá para cá políticas ambientais mais eficientes e punitivas melhoraram em muito os problemas em nosso país.  Não solucionaram tudo, há muitos  a  resolver ainda, tanto  em termos legislativos como executivo.

Mas voltando ao carro (inclua na formula as Motos). 

O carro é uma unidade ineficiente de transporte, pois:

-gasta energia sem necessidade (imagine só a energia consumida por um carro Elétrico ou a combustão, com seus quase 1 tonelada, para transportar  os 80Kg de seu ocupante);  
-ocupa espaço, são pelo menos 8m², quando parado;
-os combustível fósseis ou biocobustivel ( falsa propaganda do ecologicamente correto, transformam comida em combustível, enquanto pessoas morrem de fome no Brasil e no Mundo) soltam gases poluentes (Moto segundo a ANTT (2008) e a ANTP(2010) poluem mais que um carro);
-são prejudiciais as economias públicas, o gasto com manutenção  e ampliação de vias;
-são prejudiciais ao sistema de saúde  pública por conta dos acidente (ai entra as motos) ou problemas  respiratórios.

Bom vou parar de elencar os problemas oriundos dos carros, pois a lista é grande. Mas antes de continuar tenho que dizer não sou contra o carro, tenho o meu, até apelido carrinhoso coloquei nele, "Trombolho". Sou contra uma cultura dependente  do carro. Segundo alguns tem até um termo para isto "Carrodependencia". Carro é um objeto que se deve usar com sabedoria e não depender. Já estive doente, carrodependente, hoje estou curado.

Voltando ao assunto ou indo finalmente ao assunto, que até este momento só enrolei:

A indústria Automobilistica vendo que o carro esta se tornando visivelmente um dos principais vilões do meio ambiente, começa a investir em propagandas, tentando passar a idéia ecologicamente correta  e  humanizadora de seus produtos.

Selecionei 3 videos que tentam passar isto:

KIA Sportage tentando passar além da já manjada idéia de liberdade do carro com ruas livres de trânsito, uma idéia de contato com a natureza e de convivência pacifica com a bicicleta. 



Este do Citroen C4 é ridículo, foi feito em Copenhagem, os ciclistas se apaixonando pela emissão zero de gases do veiculo. Eles sentem o ar puro emitido pelo veiculo e vão atrás.


Agora o comercial mais sem noção, em minha opinião, o da Reanult, que começa falando uma coisa e termina tentando vender exatamente o objeto que criticaram no inicio. Tenta passar por outra vias que o carro dá status (Gostam de ser Grande), passando a idéia vida a uma maquina, como se ela tive  sentimento...


Não preciso escrever muito para as pessoas notarem que a idéia nestes comerciais é tentar tirar o foco do carro como  um objeto  ambientalmente problemático.  Ou trazer o carro com uma solução ao problema gerado por ele.

Mesmo que alguns problemas atmosférico fosse resolvido com a introdução de veículos menos poluidores, outros problemas ainda não seriam. Como problema de espaço, de manutenção de vias e de consumo de energia.

Carro elétrico não é ecologicamente 100% correto, como alguns passam, é menos prejudicial que o a combustão, mas necessita de uma grande quantidade de energia para deslocar seu grande peso em metal e esta energia tem que ser gerada em algum lugar.

AGORA MUDE A SUA DIREÇÃO: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário