Hoje no Jornal de Santa Catarina:
Cartas:
COMÉRCIO NA XV
Os principais culpados pela decadência do comercio na XV são os próprios lojistas. Experimente falar em fazer algum evento na rua, seja um encontro de amigos, desfile de Natal, que eles são os primeiros a irem contra a ideia. Não vai ser a revitalização da via que vai mudar isso, o que tem de mudar são as pessoas e seus pensamentos.
Josiane Hillesheim
Dona de casa - Blumenau
Artigo:
Rua XV, a sala de estar
Gozamos a fama de cidade europeia. Na Europa, os veículos têm a mobilidade reduzida nas áreas centrais de diversas metrópoles, com a intenção de privilegiar pedestres, ciclistas e meio ambiente. O mesmo ocorre em outros continentes. Algumas cidades, a exemplo de Cingapura, desde 1975; Londres, desde 2003; Estocolmo, desde 2006; e Milão, desde 2008, cobram tarifação sobre congestionamento.
Blumenau convive com um excedente de veículos trafegando muito acima da capacidade das vias. Então, leio no Santa de 6 de abril sobre a intenção de transformar a Rua XV em um shopping a céu aberto. Oportunidade única para dificultarmos o acesso de veículos à área central e estimularmos o uso de ônibus.
A vocação natural da Rua XV é transformar-se em um calçadão no trecho entre a Rua Ângelo Dias até o Teatro Carlos Gomes, preservado o fluxo de carros entre suas transversais. Direcionada para o comércio, evidentemente, porém priorizando o estímulo e apoio à cultura, às artes, tradições, história local, apresentações e manifestações, abrindo espaço para que se firme como uma via gastronômica, com bares e restaurantes.
A velha Wurtstrasse sempre foi sala de estar de Blumenau e turistas. Devidamente adequada à vocação natural, se transformará em verdadeira área de lazer do blumenauense – que, sem disputar espaço com automóveis, com seus gases e ruídos, caminhando protegido pela sombra de árvores em meio a jardins floridos, se sentirá estimulado a sair de casa e frequentar a Rua XV da mesma forma como se sente incentivado em ir ao shopping. Preferencialmente de ônibus, se sua qualidade permitir o mesmo nível de interesse.
Porém, as políticas publicas de Blumenau deverão romper com a cultura do automóvel, valorizando pedestres e o transporte público. Rompendo, também, com a ideia de que os clientes devem estacionar quase que dentro dos estabelecimentos comerciais.
RICARDO BONDAN|ESPECIALISTA EM GESTÃO DA MOBILIDADE
É isso aí,Blumenau tem que tomar um rumo certo na questão da mobilidade, adoramos nos comparar a Europa,então vamos criar rotas alternativas ligando os bairros e limitar o acesso a área central.Sou GMT e logo não haverá guarda que de jeito de amenizar os congestionamentos nas horas de pico. Hoje nós GMT,temos que ficar por volta de uma hora e meia todos dias em alguns lugares para evitar o caus no trânsito. Se continuar assim logo nossa unica função será ficar o tempo todo da escala de trabalho nos cruzamentos para evitar que motoristas egoístas tranquem os mesmos.
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