Hoje no Jornal de Santa Catarina a resposta do Secretário de Planejamento Urbano a carta de um Leitor. No ontem no caderno Nosso Mundo Sustentável saiu uma interessante nota sobre Seul.
Tenho que concordar que as ciclofaixas na Beira Rio e na Rua 7 estão sendo feitas, mas algumas delas estão com medidas e especificações abaixo do recomendado. E falta sinalização e campanha educativa sobre estas.
Em resposta ao leitor Alberto Cipriane Neto (Santa, 25 de abril), gostaríamos de informar que os corredores de ônibus já trazem resultados positivos. Só na Rua 7 houve ganho de velocidade de 10km/h para 18km/h. A implantação de ciclovias junto aos corredores também ocorre, o que já pode ser visto na Rua 7 e na Beira-Rio, cujo acesso ao rio será preservado. As obras integram o Blumenau 2050, projeto discutido anualmente com a sociedade.
Walfredo Balistieri
Secretário de Planejamento Urbano
NOSSO MUNDO SUSTENTÁVEL
http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,1914,3285901,16969
http://www.clicrbs.com.br/jsc/sc/impressa/4,1914,3285901,16969
O exemplo de Seul
Enquanto ciclistas sofrem nas cidades brasileiras com a falta de infraestrutura para usar suas bicicletas como meio de transporte, em Seul a situação é bem diferente. O governo da capital sul-coreana não apenas investiu na construção de 88,3 quilômetros de novas ciclovias na cidade, mas decidiu também dar subsídios a quem não deixar de usar as bikes no período em que as pistas exclusivas ainda não estiverem prontas.
O usuário que for de bicicleta até a estação de metrô poderá deixar a magrela em estacionamentos especiais e, na volta, terá creditado em um cartão entre 200 e 300 wons (R$ 0,30 e R$ 0,44).
E TEM MAIS...
> Um sistema de aluguel de bicicletas estará disponível para a população até a metade deste ano. Para o serviço, o governo planeja dar uso para cerca de 800 das 7,3 mil bikes abandonadas anualmente na cidade.
> O governo orçou R$ 2,7 bilhões para investir em iniciativas que tornem Seul uma cidade amigável para pedestres e ciclistas, com renovação e construção de infraestrutura de transporte, como ônibus públicos e ciclovias.
> A capital sul-coreana também lançará um programa de aluguel de bicicletas pagas com cartão de crédito, voltado ao lazer e ao turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário