sábado, 25 de setembro de 2010

Nova York

Por muito tempo o EUA foi colocado como exemplo ou sinônimo de locomoção automotiva, mas o Tio Sam esta mudando, grandes cidades estadunidenses como Portland, San Francisco e Nova York estão investindo em mobilidade, aumentando sua malha cicloviárias. Nem sempre vias exclusivas, mas sistemas compartilhados e com facilidades para que o ciclista se locomova com segurança.

Em Nova York a estimativa é que após as mudanças de mentalidade dos governantes, o número de ciclistas tenha pulado de 100mil para 185mil em pouco mais de 1 ano.

Nova York não se transformou no paraíso ciclístico, esta dando os primeiros passos, há ainda áreas de conflito entre carros e ciclistas, mas ao longo dos anos com certeza serão sanados os problemas, já que o projeto é ampliar  e melhorar ainda mais a malha cicloviária.

Abaixo um Vídeo sobre Nova York, onde fala um pouco das mudanças e a opção pelas bicicletas:




Nova York, mostra em números que o investimento em ciclovias atrai novos ciclistas, um exemplo a ser seguido por Blumenau. Já ouvi muitos amigos falarem que não andam de bicicleta, simplesmente por não ter segurança.

Sobre Nova York já havia postado alguma coisa em uma matéria em Outubro do ano passado: Com vontade política dá.

Um comentário:

  1. E o Brasil tem até um programa de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte. Infelizmente mais um pra lista no "não-saiu-do-papel" http://tinyurl.com/29vx3um

    ResponderExcluir