sábado, 13 de novembro de 2010

Blumenau História & Bicicleta.

Eu já havia colocado fotos históricas no Blog  em dois momentos, quando criei o blog, "Começo" e no mês de setembro de 2010, "Fotos Antigas", mas faltava informações complementares as fotos, na postagem "Fotos Antigas", já havia colocado algumas informações, que ao meu vê eram poucas. 

Durante um breve período de férias consegui dedicar um pouco de atenção a conseguir informações históricas que envolvesse bicicletas.

E agora publico a primeira parte do estudo que fiz:


A foto acima não tenho muitas informações, mas se encontra no Arquivo Histórico de Blumenau José Ferreira da Silva.

Algumas marcas de Bicicletas que andavam por Blumenau  e região, Prosdócimo, Husqvarna, Erlan, Centrum, Monark, NSU, Philips entre outras.

No caso há também as  Monark Centrum, já que a Monark por um período importava e  montava as bicicletas da Centrum no Brasil.

Funcionários da EFSC (Estrada de Ferro Santa Catarina), com suas lambretas e bicicletas. Na ordem: Alvin Elias da Silva (de óculos), Joaquim Antônio dos Santos, Mário Rocha, Deofrido de Gang, Manoel V. Gonçalves e Aníbal Costa.

Foto interessante  tirada em 31/12/1940 na Alameda Rio Branco, mostra o antigo Cine Busch  e a estátua itinerante de Dr Blumenau. Esta estátua já esteve alocada em pelo menos 4 locais. Alameda Rio Branco (foto), Praça Dr. Blumenau, Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras) e enfrente ao Mausoléu Dr Blumenau, onde se encontra hoje.

O Cine Busch por décadas foi um dos pontos de encontro dos Blumenauenses. Consta como um dos cines pioneiros no Brasil. Infelizmente fechou a suas portas em 1993, dando lugar a um empreendimento de eventos, que o destruiu, deixando apenas a fachada bem modificada, que só foi salva por ato de alguns heróicos cidadãos. 

Fotos da década de 1920, Rua XV de Novembro. A rua também era conhecida anteriormente com Bratwursttrasse (Rua da Linguiça) por ter um traçado sinuoso e estreito depois este foi modificado. Em 1890 foi batizada de XV de Novembro. Esta rua foi a primeira a receber pavimentação em Blumenau e do Interior de Santa Catarina no ano de 1923.

Propaganda da Livraria Carlos Wahle no Jornal A Cidade de 19/10/1924, onde aparece entre os itens a venda "bicycletas".

Algumas fonte para este estudo:
Jornal: A Cidade.
Livro: Pedalando Pelo Tempo: História da bicicleta em Brusque de Ricardo José Engle.
Arquivo Histórico José Ferreira da Silva
E matérias do Blog: http://adalbertoday.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Carlos
    Parabéns pelo seu belo trabalho, mostrando nossa história, nossa cultura. Temos que divulgar nosso passado, enquanto não acabem com o pouco que nos resta. Sem apoio, inclusive da diretora do arquivo histórico de Blumenau e outros segmentos, nossa rua primeira a Duque de Caxias, não apresenta mais aspecto quase algum de ser o local do centro histórico. Me sinto envergonhado com os turistas que vem aqui e querem saber onde tudo começou e ficam decepcionados. O Ed. América é uma vergonha, o campo do BEC será permitido trucidar com nossa história e permitir que ali se ergam prédios modernos, quando é o centro histórico. Nada contra, mas temos muitos outros lugares para cosntruir a modernidade.
    Adalberto Day cientista social qeu bate de frente contra esses falsos moralistas e papisas de nossa história. Cargos públicos, políticos que nos atrapalham.

    ResponderExcluir