domingo, 6 de março de 2011

Entre Aspas

O vídeo abaixo fala de trânsito e problemas de mobilidade, para o programa Entre Aspas, da Globo News.

Uns pontos de destaque:
- Transporte para as pessoas e não para o automóvel.
-Paulificação das cidades (Alguns em Blumenau querem isto).
-Educação para o trânsito na infância e inclusão das crianças no trânsito.
-Transporte motorizado uma maravilha para a pessoa um problema para a coletividade.
-Planejamento cicloviário. 
-Pensar uma cidade diferente.



Um vídeo para pensar o que esta ocorrendo em Blumenau. E pensarmos o que queremos para a nossa cidade. Uma São Paulo de hoje ou uma cidade mais humana?

Obs:

A barbarie que ocorreu em Porto Alegre, tem um lado positivo, que é reforçar o debate na mídia sobre o tema mobilidade. Hoje boa parte do Brasil chegou em uma encruzilhada, não há como sustentar um sistema de mobilidade baseado  apenas na  fluidez  do transporte individual motorizado, seja ele carro ou moto.  Estes sistema baseado no transporte individual motorizado traz problemas  de saúde publica , econômicos, sociais, ambientais entre outros. As cidades que não quiserem se tornar uma "Mini-São Paulo" tem que procurar outras soluções.

O que parece ser uma tendência mundial é a adotada desde a década de 1970 por Copenhagen e Amsterdan.  Atualmente sendo adotada por outras cidades espalhadas pelo mundo como Nova York, Londres, Paris, Barcelona, Sevilha, Bogota  entre muitas outras, cada uma adaptando a formula a sua realidade e a seu planejamento, mas que tem alguns pontos em comum:

-Limitação do uso do  transporte Automotor Privado  (Não com rodízio de placas isto não funciona, é só comprar dois carros com placas diferente, um oficial e um mais antigo para o dia de rodízio, São Paulo que o diga).

-Limitação de locais de estocagem de carros em Vias Públicas (Estacionamento público)

-Sistema de transporte coletivo eficiente.   Em Blumenau os corredores estão ai, mais a frota de ônibus de uma das empresas consorciadas são uma vergonha.

-Sistema cicloviário eficiente, que permita pequenas viagens de bicicleta de forma segura.

-Sistema Intermodal. Possibilitando que a pessoa possa fazer o seu caminho de deslocamento usando mais de um meio de transporte. (Carro + Ônibus), (Bicicleta + Ônibus) (A pé + Ônibus) (Carro + Bicicleta). 

2 comentários:

  1. Um grande problema de Blumenau é o motorista blumenauense, metade do transtorno na cidade eu dedico aos péssimos projetos da prefeitura, a outra metade a mentalidade do motorista, eu dirijo pouco mas todo dia e me irrita gente que não sabe tirar um carro do lugar, uma frase usada muito em programas de conscientização de trânsito é ''tenha paciencia'' e aqui em Blumenu é impossível ser assim, pois muita gente adota o 'tenha paciencia' com 'estou dormindo', anda a 25/30 km/h olhando para o lado batendo papo com o carona ou falando ao celular, ao abrir um sinal espera o cara da frente abrir espaço de uma carreta pra arrancar depois, dirijo 8(pouco) km por dia e vejo isso sempre, acho que dirigir é prestar atenção ser atento e ser consciente, coisa que o povinho do ''to dormindo no volante'' não tem, geralmente portadores de algum modelo 1.0, de arrancada lenta e cambio curto, não se tocam que o carro ronca e não sai do lugar, já levei algumas cortadas de frente com esse tipo de gente, atocham o pé no fundo(mas não tem força) e depois que fazem a besteria, andam a 20 por hora na sua frente e quase provoca acidente.
    Carro na cidade tem que arrancar rápido, abriu o sinal, já sai e evolui logo a velocidade, não pra se matar em correr, mas pra por o carro em movimento logo, sem bocejos e papos ao telefone.
    Já ouvi relato de gente que viajou o país todo e disse que Blumenau tem um dos piores transitos que existem no país, e concordo, esses dias atravessei a rua XV de bicicleta, do trecho da Igreja Matriz até o Banco do Brasil havia uma fila dupla de carros e eu comecei a passar todo mundo a 30 km/h ou menos, da igreja até no banco constatei que não havia um sinal fechado ou carro parado, simplesmente ''pamonhice'' de motorista, ridículo não? combustível a preço exorbitante e gente dormindo ao volante é sinônimo de R$ jogado fora, além da paciencia e tempo. Sejamos mais ágies e objetivos ao dirigir.
    Outro fato, agora que há corredor de ônibus, que tal ônibus escolar? pra tirar centenas de carros de pais que levam a gurisada pro colegio de manhã? Passo todo dia perto de um colegio e qdo começam as aulas o transito vira um inferno, pelo menos triplica o movimento de carros, já nas férias o trânsito é tranquilo na região.
    Vamos usar esse espaço em vazio que ficará no corredor de ônibus, já que carros não podem ocupa-los mais.
    E acho que obrigar as pessoas a deixarem carros em casa ou diminuir estacionamentos na cidade pra dificultar ainda mais a vida do motorista está totalmente errado e antidemocrático, há muita gente que depende do carro pra viver no dia a dia, custos maiores e dificuldades a mais acarretam problemas financeiros pra quem usa carro como ganha pão, a não ser que as autoriddes baixem o IPVA e demais impostos, afinal se o carro está em casa, a estrada não está sendo usada pelo motorista e nada mais justo que não cobrar custos sobre isso não acham? Daí concordo que seja democrático '' vc deixa o caro em casa, e o poder publico cobra menos imposto sobre o carro''.

    ResponderExcluir
  2. Carlos, perfeita sua materia! O sistema intermodal que voce mencionou acima realmente e' uma realidade aqui em Brisbane onde eu resido. Muita gente coloca sua bicicleta no trem ou onibus e completa a viagem. Sobre o comentario do leitor, somente gostei da ideia do onibus escolar, outra ideia seria o servico de onibus executivo de qualidade. Acho que a pessoa foi muito infeliz no restante do comentario.

    ResponderExcluir