segunda-feira, 25 de abril de 2011

O Plano Diretor

Sou um defensor dos corredores de ônibus, é uma revolução em pensamento de mobilidade na cidade. Uma medida acertada desta administração. Só que ela criou outro problema, os ciclistas que já tinham problemas na Avenida Martin Luther. Sem um projeto Cicloviário e de calçada para aquela via, se haver deve ser a ultima coisa a ser feita, como é normal, calçadas e ciclovias são o detalhe. Segurança de pedestres e ciclistas é o que menos importa.

Voltando a falar sobre a Av. Martin Luther, se um ciclista seguir as leis de trânsito, deveria pedalar na via, fora do corredor de ônibus, nas bordas das duas faixas existentes. O problema é a alta velocidade e a falta de respeito dos motoristas e de um controle eficiente a esta alta velocidade e falta de respeito.

Assim sobra para o ciclista duas alternativas andar na calçada, já estreita e mal conservada da Martin Luther, ou no corredor de ônibus. Ambos proibidos pelo Código de Trânsito. Infelizmente o ciclista tem que optar entre colocar sua Vida em risco, já que as pistas ficaram mais estreitas e sem nenhum meio de redução de velocidade, ou  optar pelo desrespeito as leis de trânsito. 

Em contra partida a Administração Pública não obedece nem as regras por ela feita  como o Plano Diretor, que passou por modificações em 2006, na primeira gestão do atual Governo,que em seu artigo 28 Incisos III e VI fala:

Art. 28 São diretrizes da Política Pública Municipal do Sistema de Circulação:

III - implantar e/ou complementar o sistema cicloviário municipal e outros tipos de transporte alternativo, integrando a região metropolitana, sensibilizando a comunidade quanto ao uso do sistema cicloviário através da implantação de espaços adequados para o sistema cicloviário, que possuam arranjos geométricos viários com igual tratamento de importância dado aos demais meios de mobilidade, priorizando-se a bicicleta frente aos meios motorizados de deslocamento;

VI - estimular o uso dos meios não-motorizados de mobilidade na área central e nos centros de bairro, priorizando-se nessas áreas o deslocamento em curtas distâncias de pessoas com mobilidade reduzida, pedestres e ciclistas, nessa ordem, sobre os meios motorizados de transporte;


E a Martin Luther? Quem esta desrespeitando a Lei? O Ciclista que anda na calçada ou no corredor por falta de segurança e de vias adequadas? Ou o Poder Público que não garante segurança e vias adequada? Como  deveria e esta previsto em lei.

Não sou favorável ao desrespeito a Lei, mas quando a lei não é respeitada pelos administradores e colocam a minha e a de outros em perigo, não acho desrespeito a lei e sim uma forma de  segurança e de se prevenir contra um mal maior. A lei não pode  ser instrumento para colocar a vida de alguém em perigo, ainda mais quando este perigo é gerado por um desrespeito a própria lei por parte de outro.

Não há como condenar alguém que ande encima da calçada ou dos corredores com uma bicicleta, se a este não é dado a devida segurança, garantida pelo Código de Trânsito Brasileiro e pelo Plano Diretor de Blumenau. 

Um comentário:

  1. Existe uma distancia muito grande entre a lei e a colocacao desta em pratica. Cabe realmente aos usuarios reinvidicarem melhores condicoes e fazerem o barulho necessario para que o poder publico se mexa.

    ResponderExcluir