Andei estes dias pela ciclofaixa da Hermann Huscher, tendo uma extensão com cerca de 3Km. Pelo trânsito que ela contempla durante os horários de picos semanais, esta deveria ser uma ciclovia, com área segregada para dar maior segurança ao ciclista.
A Hermann Huscher é uma rua auternativa a Rua Amazonas, e dá acesso a áreas populosas do Grande Garcia.
A região da Hermann Huscher é marcada por casas antigas e pela área destruída em 2008, que se localiza um pouco antes da ciclofaixa no sentido centro.
A Hermann Huscher é uma rua auternativa a Rua Amazonas, e dá acesso a áreas populosas do Grande Garcia.
A região da Hermann Huscher é marcada por casas antigas e pela área destruída em 2008, que se localiza um pouco antes da ciclofaixa no sentido centro.
Casa de 1933. |
Quanto a ciclofaixa tem o piso em sua maior parte bem cuidado, retirando dois pontos onde sofreram intervenção, nenhum deles dificulta o acesso de ciclistas.
Local que sofreu intervenção,e deixou pequeno desnível. |
Quando a ciclofaixa se aproxima de pontos de ônibus foi adotado duas maneiras distintas, uma delas é diminuir a largura da Ciclofaixa, a outra é compartilhar o espaço.
A primeira tem a vantagem de mesmo com o ônibus estacionado ter um caminho ao ciclista, mas não menos perigoso, pois pode descer uma pessoa do veiculo bem na frente do ciclista, assim exige certa atenção. A Segunda maneira é compartilhar o espaço , a ciclovia cruza por dentro do espaço destinado ao ônibus, assim dando maior recuo a coletivo, neste a atenção deve ser quanto a aproximação do coletivo.
A primeira tem a vantagem de mesmo com o ônibus estacionado ter um caminho ao ciclista, mas não menos perigoso, pois pode descer uma pessoa do veiculo bem na frente do ciclista, assim exige certa atenção. A Segunda maneira é compartilhar o espaço , a ciclovia cruza por dentro do espaço destinado ao ônibus, assim dando maior recuo a coletivo, neste a atenção deve ser quanto a aproximação do coletivo.
Estreitamento da ciclofaixa próximo ao ponto e ônibus. |
Compartilhamento do espaço na região do ponto de ônibus. |
Com bom senso e com cuidados mínimo, tanto do ciclista, quanto do motorista do ônibus, nenhuma das maneiras adotadas apresenta grande problemas.
A manutenção da sinalização é um ponto negativo, pois a pintura começa a apresentar sinal de desgaste e muitos tachões em grande parte não existem ou estão parcialmente destruídos, necessitando substituição.
Tachões destruidos e pintura fraca, mostra que a ciclofaixa necessita de manutenção básica. |
As extremidades da ciclofaixa, terminam abruptamente sem se ligar a outra área ciclavel. De um lado começa perto do Hotel Viena, mas a ciclofaixa da Rua Amazonas que é a mais perto se encontra a uns 300 metros, e a ligação entre elas é por uma via estreita, mal sinalizada e mal iluminada.
Próximo ao Viena Park Hotel, início repentino de uma ciclofaixa. |
Na outra extremidade termina em uma calçada compartilhada, mas que só permite o acesso de ciclista a uns 15 metros, após isto é impossível andar com bicicleta por cima da calçada.
Terminando a ciclofaixa, no cruzamento da Rua Antônio Zendron, há o compartilhamento de calçada, mas ao virar a esquina em sentido Amazonas, |
é isto que se encontra. |
Uma avaliação Rápida.
Pontos Positivos:
3km de ciclofaixa
Piso de bom a ótimo estado.
Caminho "relativamente" seguro por uma via de transito intenso. ( Na minha opinião deveria ser uma ciclovia).
Pontos negativos:
Falta de manutenção da sinalização
Não continuidade da ciclofaixa.
Obs: Pretendo fazer mais destas avaliações, como os já feitos no primeiro trecho da Rua Amazonas e na Max Hering.
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