terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Calçadas compartilhadas.

Uma pequena reflexão sobre calçadas compartilhada.

Por muito tempo ouvi falar que calçada é para pedestre e que lugar de bicicleta é na via. Concordo com este argumento, mas concordo com a exceção, de que onde houver local devidamente preparado e devidamente sinalizado, a calçada possa ser usada como área ciclável, respeitando a premissa que pedestre tem preferência.

Isto não é invenção de Blumenau, é usado em outras partes do mundo, inclusive na Alemanha.

Na Alemanha há sinalização parecidas com a Blumenau, com 3 placas distintas, área exclusiva para os ciclos, área compartilhada com demarcações e área totalmente compartilhada. Tenho que ressaltar que em qualquer caso o pedestre sempre tem a preferência.

Comparação placas usadas em Blumenau e Berlim


Não que lá seja um paraíso, pois há relatos de conflitos entre ciclistas e pedestres. Os dados que tive acesso de 2006, registram  em Berlim 221 acidentes  envolvendo colisões entre ciclistas e pedestre, com 42 pessoas feridas gravemente e 1 morte. Claro que nem todas as colisões foram sobre as calçadas. E provavelmente conflitos de pequena monta não foram registrados.

Para mim calçada compartilhada deve ser usado em lugar de pequeno trafego de pedestres e ciclistas e não na 7 como esta sendo feito. Para serem usadas em local de grande trafego as calçadas devem ser largas e bem sinalizadas, informando corretamente ciclistas e pedestre. Recebendo um bom preparo quanto a mobilidade.

A Beira Rio é um exemplo de erro, a parte destinada a ciclofaixa é larga, a pavimentação tem algumas irregularidades e os acessos tem desníveis até hoje não sanados.  Mas a pior parte são os postes, que deveriam ter saido da calçada, e foram deixados. Prejudicando os  pedestres, fazendo com que estes  usem a parte ciclável, que também não recebeu sinalização vertical e horizontal em quantidade satisfatória. 

Beira Rio, poste no meio da parte destinada aos pedestres (cinza) e falta de sinalização da parte ciclável (Vermelha).


A Rua 7 antes de receber uma ciclofaixa deveria ser alargada e posteriormente receber uma ciclofaixa, ou mesmo uma ciclovia, fazendo um pequeno desnível sinalizando a sua existência.

Obs: Quanto a pedestres usarem ciclovias ou ciclofaixas. Infelizmente há locais em Blumenau onde as calçadas não existem ou são uma piada de mal gosto. Assim sobra apenas as áreas ciclaveis. Por isto não vejo problemas em pedestres andarem em ciclovias nestas regiões, só que estes tem que ter o mínimo de respeito e educação, deixando um espaço livre para o ciclista.

Obs2: Preferência não é imunidade ou um  "passe  livre" para má educação, o que normalmente ocorrer.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário