domingo, 20 de fevereiro de 2011

Super Sábado Fevereiro 2011

Foi realizado ontem 19/02/2011 mais uma edição do Super Sábado. Este evento que eu elogiei tanto nas outras vezes, parece que está piorando a cada edição. Pois Falam em rua fechada para o trânsito, mas ela esta se tornando também fechada as pessoas.  Pois a cada edição a Rua VX é mais tomada pelos carros. Que não só estão expostos, mas ocupando todo o espaço da rua. Impedindo que pedestres ou ciclistas circulem por ali. O espaço destinado a este em muitos pontos continua a ser a calçada.

Fechar a rua para o trânsito de automóveis, mas ocupar ela com automóveis estáticos não muda nada. Continua a rua sendo do mesmo dono.

Comecinho da XV. Uma bicicleta amarrada no poste, que retrata a falta de bicicletários.

Carros antigos para impedir a passagem de pedestres colocaram uma fita entorno dos carros.

Clube do Jeep. Porquer não colocaram estes carros todos de um lado só deixando um corredor para os ciclistas e pedestres fazendo exercício?

No auto da VX. a rua estava como deveria ser, ao invés de uma ampliação do espaço para o comércio, uma área de diversão. Havia pequenos comerciantes (artesanato), atividades diversas e locais para escambo (troca de objetos). 

A rua só ocupada em sua metade deixando espaço para a circulação das pessoas na via.

ABCiclovias. 

Uma sugestão aos organizadores, ao invés de fechar a rua toda e encher ela de comércio. Convidem as associações para fazerem uma feira de produtos, convidem a Banda do 23º BI  e a Banda Municipal  para o meio da rua, Os grupos de capoeira, maracatu entre outros para saírem das praças e irem para o meio da XV. Deem Papel e lapis para as crianças pintarem grandes painéis no meio da Rua. Aumente o espaço de circulação das pessoas. 

Humanizem a Rua XV, gastem menos dinheiro, mas com sabedoria. Transformem a XV pelo menos 1 vez por mês em uma grande praça, um local de diversão e convívio. Ai você vão conseguir o que querem; Trazer as pessoas para a XV. Não adianta fechar a ruas e condenarem as pessoas a continuarem nas calçadas.

Muitas poucas pessoas vão a XV para ver revendedora de carros, motos e Caminhões.

Parte da formula de transformar a XV em um local agradável vocês tem, fechar ao trânsito, agora falta o resto. Transformar ela em um local para as pessoas.

2 comentários:

  1. Carlos
    Parabéns pela crônica e pelas belas fotos. Eu não pude estar presente pois estava atendendo pessoas aqui em casa quanto a nossa comunidade e pesquisas.
    Uma pena que desta vez não houve a colaboração da maioria e o respeito aos pedestres e ciclistas, imagina aos cadeirantes, e pessoas especiais.
    Muito boa sua sugestão, vamos humanizar sim, é para isso que é feito esses eventos.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história

    ResponderExcluir
  2. .. ótima reportagem... que bem demonstra a hegemonia, no pensamento das autoridades e organizadores de eventos deste tipo, dos veículos motorizados... parabéns...

    Ciclistas Anônimos
    www.ciclistasanonimos.com

    ResponderExcluir