quarta-feira, 4 de maio de 2011

Humberto de Campos Prolongamento.

Segunda feira, foi apresentado o projeto da nova via, o prolongamento da Humebrto de Campos, esta será uma importante via para desafogar o transito na Região, e que merece um esforço da administração pública para ser executada.

Mas quando peguei o projeto para ver (infelizmente por conta de compromisso não pude ir na apresentação), me assustei. Outra vez estão privilegiando o carro e a alta velocidade, ao invés de fazerem uma via urbana com passeios e ciclovias, optaram por uma nova via expressa, com calçadas e ciclofaixa compartilhada.

Pelo projeto apresentado serão 3 faixas para cada lado sendo 1 para o Corredor de ônibus, com  3,5m cada faixa, e as calçadas terão 3 metros compartilhando  o espaço Ciclável e de pedestre.


Por que não continuar com ciclovia já existentre na Hurmberto de Campos? Para que este projeto tipo via Expressa? 

Sendo que a Calçada tem 3 metros?  Como será a divisão? Vão enfiar goela a baixo ciclofaixas compartilhadas uni-direcional sem sinalização? Quando tem a oportunidade de fazer ciclovias?

Pelo desenho esta via será cheia  de curvas, mas larga e sem nenhum sistema de redução de velocidade, um verdadeiro atrativo para acidentes.


Outro problema no projeto; Não é detalhado a área ciclável apenas apontado em um desenho. E ainda dizem que a mobilidade tem prioridade? Só se esta for a dos carros. Pois vão dividir ruas no meio, colocarão uma via de 6 pista de alta velocidade no meio da comunidade já existente, ampliando o deslocamento  dos mesmos. 

Por que não fazer uma alameda? Uma rua arborizada com calçadas largas, com uma ciclovia em um dos lados, com 3 pistas mais estreitas? Tornar a via agradável e convidativa a sua utilização e não apenas um lugar de passagem. 

Quem quiser ver o projeto ele se encontra em:

Torço que eles mudem este projeto. A via é necessária, mas ela pode ser uma via feita para as pessoas, pensada e planejada. E não este mostro projetado, levando  em consideração apenas o carro e seu fluxo.

2 comentários:

  1. Eu estou começando a ficar indignado, com isso que acontece não só aqui, mas em todo o Brasil. É carro e mais carro, enquanto outros países já mostram que outros meios como bicicleta e transporte público funcionam inimaginavelmente melhore do que os carros para o dia a dia. E aí pra dar uma "tapeada", e fingir que favorecem o uso da bicicleta, criam calçadas compartilhadas que eu até acho uma boa ideia se bem feitas, mas não é o que acontece. Já faz mais de 2 meses que uso a calçada compartilhada, e não vejo diferença nenhuma entre a calçada compartilhada e uma calçada qualquer. Deve ser por isso que as pessoas ficam tão acanhadas em utilizar bicicleta como meio de transporte. Por esse motivo, e por tantos outros que às vezes, as próprias pessoas cometem como por exemplo, o menosprezo ao ciclista por parte dos motoristas, o excesso de velociade, e imprudência no trânsito.

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  2. Porque o projeto da ampliacao nas areas mais baixas (proximos ao ribeirao e areas de alagamento) nao foi feito por elevacao em concreto pre moldado, evitando-se o aterro, que so vai prejudicar as comunidades no entorno e demais, no caso de enchente e enxurradas frequentes que ocorrem na regiao. Precisamos de planejamento urgente, para que as areas baixas nao sejam aterradas.












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