domingo, 8 de maio de 2011

Protesto contra o Aumento dos Combustíveis.

Não vou defender a redução de impostos, pois acho que os impostos e taxas recolhidos da venda e manutenção de carros, como dos combustíveis não pagam os custos originados pelo uso irresponsável do carro como meio de transporte. Pois além do custo com manutenção de vias , há de se colocar na conta os problemas de saúde provocados pelo uso do carro, diretamente ou indiretamente, como também os problemas ambientais.

Acredito que esta havendo por parte de extratores, produtores, refinadores, distribuidores e postos de combustível uma verdadeira sacanagem. O lucro deles não é pequeno.

O protesto que aconteceu ontem em Blumenau (07/05/2011) posso classificar como uma piada; conseguiram fazer os donos de postos parecerem as vitimas, como se eles também fossem os prejudicados. Inclusive um deles liberou a bomba. Claro! Eu também: se fosse dono de posto de combustível liberava a bomba de combustível, assim diminuiria gastos, mesmo que tivesse que fazer a nota fiscal, pois não teria que trocar dinheiro, ou ter que usar a maquina de cartão de crédito e Principalmente liberaria o posto mais rapidamente para os outros motoristas.

O modelo de protesto feito seria valido, se este fosse para combater a formação de cartel, de que são suspeitos  os donos de postos em Blumenau, pois atingiria diretamente os postos. Não atingindo o restante da cadeia produtiva.

Mas o problema não esta nos postos unicamente e sim em toda a cadeia produtiva. Assim tem que se negar a toda ela o lucro. O que foi feito ontem, apenas queimou mais combustível indo de posto em posto, garantindo as demais partes da cadeia produtiva o lucro, já que os manifestantes terão que repor o combustível gasto em seu deslocamento.

A única forma de atingir toda a cadeia é reduzir o consumo, e para isto tem que mudar hábitos. Usar de carona solidária, fazer pequenos percursos a pé ou de bicicleta, usar fora do horário de pico o coletivo. Só citando alguns meios que poderiam ser usados para reduzir o consumo de combustível e assim forçando a diminuição de seu preço. 

Alem de fazer um protesto, estaria ajudando o planeta e quem sabe descobrindo que o uso do carro em boa parte das vezes é apenas uma conveniência, não necessária. Como eu descobri.




Nenhum comentário:

Postar um comentário